A Alitalia e a Avianca confirmaram as datas em que pretendem retomar as operações para o Brasil. A companhia colombiana já está vendendo passagens para os voos entre São Paulo e Bogotá a partir de setembro, com quatro frequência semanais. Já a Alitalia planeja retomar seus voos entre Roma e São Paulo e Rio de Janeiro em outubro, mas ainda não atualizou seu sistema de reservas.
Vale reforçar, no entanto, que as datas são sempre previsões e podem ser alteradas, sobretudo enquanto a pandemia de Covid-19 ainda estiver em curva crescente no país.
Confira a previsão de retomada de operações das companhias para o Brasil:
AEROLINEAS ARGENTINAS
Os voos da Aerolineas Argentinas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre e Buenos Aires a devem ser retomados em 2 de setembro. Os voos entre Buenos Aires e Florianópolis retornam somente em janeiro de 2021.
AEROMÉXICO
Os voos da Cidade do México para São Paulo foram retomados em 11 de julho.
AIR CANADA
A companhia está cancelando os voos para o Brasil previstos para agosto. Não encontramos no site da Air Canada notícias sobre a nova previsão de retomada dos voos.
AIR CHINA
A Air China ainda não tem previsão de retomar os voos para o Brasil.
AIR EUROPA
A Air Europa retomou os voos de Madri para São Paulo. O primeiro foi realizado na sexta-feira e o segundo será em 25 de julho. As operações para Fortaleza devem ser retomadas em setembro, e em Salvador e Recife, em novembro.
AIR FRANCE-KLM
A Air France segue operando voos entre Paris e São Paulo e Rio de Janeiro. Os voos da capital francesa para Fortaleza devem ser retomados em 14 de outubro. A KLM continua operando voos entre Amsterdã e São Paulo e Rio de Janeiro, e os voos para Fortaleza devem ser retomados em 26 de outubro.
ALITALIA
A Alitalia adiou o retorno previsto para os voos entre Roma e São Paulo para outubro.
AMERICAN AIRLINES
Em função dos bloqueios impostos pelos Estados Unidos, a American adiou a retomada dos voos de e para o Brasil para 6 de agosto, quando devem ser retomadas as operações entre Miami e São Paulo. Os voos entre Miami e Rio de Janeiro e Nova York e Dallas e São Paulo devem ser retomados somente em dezembro. Os voos sazonais entre o Rio de Janeiro e Nova York devem ser operados em 2021. A companhia anunciou o cancelamento das rotas Los Angeles – São Paulo e Miami – Brasília.
AVIANCA
A Avianca retomará os voos entre São Paulo e Bogotá a partir de 1º de setembro.
BRITISH AIRWAYS
Depois de adiar o retorno algumas vezes, a British Airways informou que deve retomar as operações entre Londres e São Paulo em 1º de agosto e entre Londres e Rio de Janeiro em 1º de setembro.
CABO VERDE
A Cabo Verde Airlines tem planos de voltar a voar para o Brasil a partir de 1º de setembro com voos para o Recife e Fortaleza.
COPA AIRLINES
Com o fechamento das fronteiras no Panamá, a Copa teve de adiar a retomada de suas operações para São Paulo para 7 de agosto e Rio de Janeiro para 14 de agosto. Os voos para Brasília devem retornar em 4 de setembro e aeorinos para Belo Horizonte em 18 de setembro
DELTA
Em 4 de agosto devem ser retomados os voos de São Paulo para Atlanta e São Paulo e Nova York. Os voos entre o Rio de Janeiro e Atlanta devem ser operados a partir de 20 de dezembro.
EDELWEISS
A rota entre Rio de Janeiro e Zurique operada pela Edelweiss deve ser retomada em 2 de outubro com duas frequências semanais.
EMIRATES
A retomada das operações será com os voos com o A380 de Dubai para São Paulo, previstos para a partir de 2 de agosto. A partir de 2 de setembro devem ser reiniciados os voos para o Rio de Janeiro. Em 1º de setembro devem ser retomados os voos entre Rio de Janeiro e Santiago e, no dia 2 de setembro, os voos entre Rio de Janeiro e Buenos Aires.
ETHIOPIAN
A Ethiopian está operando voos entre São Paulo e Addis Abeba.
FLYBONDI
Por determinação do governo argentino, a low cost somente poderá retomar suas atividades a partir de setembro. No entanto, ainda não há data prevista.
IBERIA
Os voos entre Madri e São Paulo devem ser retomados em 3 de setembro. Os voos para o Rio de Janeiro ainda não têm data prevista.
JETSMART
A companhia provavelmente retomará os voos para o Brasil em outubro, mas sem data prevista.
LATAM
Em junho a companhia retomou seus voos de São Paulo para Frankfurt, Londres, Madri, Miami e Santiago. Deve voltar a operar voos para Lisboa, Cidade do México, Ilhas Malvinas e Montevidéu ainda em julho. Não há previsão de retorno dos voos para Miami.
LUFTHANSA
A Lufthansa seguiu operando voos entre Frankfurt e São Paulo sem interrupções. Atualmente a companhia opera a rota com cinco frequências semanais. Os voos entre São Paulo e Munique e do Rio de Janeiro para Frankfurt não tem previsão de volta.
NORWEGIAN AIR
A low cost Norwegian Air, que opera voos entre o Rio de Janeiro e Londres, suspendeu todos os seus voos de longa distância pelo menos até abril de 2021…