Na terça-feira (5/10), a LATAM realizou mais um transporte especial de quatro aves de espécies ameaçadas de extinção – dois exemplares de araras da família Psittacidae e dois Trinca-ferro (Saltator Similis) por meio do programa Avião Solidário. Os animais foram resgatados e cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama do Ceará e foram transportados de Fortaleza para Porto Seguro, na Bahia, onde serão cuidados e preparados antes de retornar à natureza.
As araras estavam em reabilitação no Cetas cearense há 2 anos e os Trinca-ferro há um mês, aproximadamente. Ao chegarem à Bahia, continuarão por mais um período no Cetas de Porto Seguro, para depois serem soltas em áreas de proteção ambiental cadastradas.
A solicitação para o transporte das aves partiu do Ibama e a LATAM atendeu prontamente, baseada em um dos pilares da sua agenda de sustentabilidade – o pilar de Valor Compartilhado. Nesse sentido, a empresa coloca o avião à disposição para encurtar distâncias e permitir a movimentação de pessoas, animais e cargas gratuitamente em emergências de saúde, preservação ambiental e desastres naturais.
O programa Avião Solidário existe há 10 anos em benefício da América do Sul e já contribuiu para a preservação no Brasil de mais de 4.500 animais, principalmente de espécies ameaçadas de extinção.
Para este tipo de transporte, a LATAM Cargo, líder do transporte aéreo de cargas no Brasil, utiliza toda a sua experiência logística e a malha aérea da própria LATAM Brasil. O animal é transportado com todo cuidado e segurança, acomodado em parte do porão de cargas da aeronave exclusivamente reservada para a operação. O objetivo é assegurar ao animal o máximo conforto possível e reduzir o seu estresse durante a viagem.