A Azul protocolou na Justiça uma nova proposta para tentar comprar parte das operações da Avianca Brasil. A Azul fez a solicitação na 1ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo. Isso porque o órgão é responsável pela tramitação da recuperação judicial da Avianca.
O pedido apresenta uma oferta superior a feita inicialmente pelas operação da Avianca. Além disso, faz com que a Azul foi à disputa pela aérea que está quase acabando.
O requerimento da Azul pedia autorização para “realização de um processo competitivo visando a alienação judicial de uma nova Unidade Produtiva Isolada (UPI)”. O valor mínimo estipulado para a operação foi de R$ 580 milhões.
A proposta inicial da Azul por parte das operações da Avianca foi feita em março, por US$ 105 milhões. Contudo, a oferta foi retirada no último mês. A aérea acusou as rivais Gol e Latam de protecionismo. De acordo com a Azul, as duas companhias agiram para evitar a concorrência no trecho São Paulo-Rio de Janeiro.
No comunicado ao mercado, a companhia alegou que a nova proposta seria para “certos horários de chegada e partida operados pela Avianca Brasil, incluindo os da Ponte Aérea Rio-SP”. Além disso, a aérea informou que a operação não iria invalidar a alienação judicial de 7 unidades produtivas. Essas operações devem ocorrer no leilão da empresa.
“Na visão da Azul, a alienação judicial da Nova UPI oferece uma alternativa compreensiva, viável e verdadeiramente implementável, inclusive do ponto de vista operacional, regulatório e concorrencial”, disse a empresa…