A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e destinos atendidos no Brasil, escolheu o pneu conectado PresSense – com seu sistema de medição de pressão – para equipar a frota de Airbus A320 e A321 e Embraer E1 e E2, ou seja, cerca de 110 aeronaves. Resultado de uma parceria entre a Safran Landing Systems, líder mundial em sistemas de pouso, e a Michelin, líder mundial no setor de mobilidade, o PresSense deve simplificar as operações de manutenção da companhia aérea.
O PresSense permite medir remotamente a pressão dos pneus da aeronave 45 minutos após o pouso. Em comparação, a maioria dos operadores ainda realiza essas verificações de manutenção diária obrigatória manualmente, usando um manômetro posicionado na válvula. Ocorre que, nestes casos, pelas normas de segurança, a operação só pode ser realizada, no mínimo, 3 horas após o pouso, que é o tempo necessário para o resfriamento do pneu.
A tecnologia do PresSense compreende um sensor eletrônico de medição de pressão, desenvolvido pela Safran, integrado a um pneu projetado pela Michelin. Para verificar a pressão dos pneus, os agentes de manutenção precisam apenas colocar um leitor RFID (Identificação por Radiofrequência) na frente do pneu. As informações são lidas instantaneamente em um aplicativo de smartphone e enviadas para um banco de dados. Isso oferece às companhias aéreas a opção de realizar análises posteriores, destinadas, por exemplo, a operações de manutenção preditiva.
Ao reduzir o tempo de inatividade das aeronaves em solo em mais de 2 horas todos os dias, o PresSense permite que as companhias aéreas otimizem a disponibilidade de suas frotas e, assim, ganhem vantagem competitiva. Também possibilita uma redução dos custos operacionais, uma vez que as operações de manutenção passam a ser realizadas em apenas alguns segundos.
O PresSense passou por vários testes operacionais bem-sucedidos com várias companhias aéreas, permitindo que a Safran e a Michelin agora ofereçam uma solução madura. A Michelin foi encarregada de comercializar esta solução digital inovadora.
“Foi aqui em Le Bourget, em 2017, que revelamos nosso projeto de pneus conectados PresSense em parceria com a Michelin. Hoje, é com muito orgulho que anunciamos sua primeira seleção, pela companhia aérea brasileira Azul. Este marco mostra a conclusão de vários anos de trabalho entre nossas equipes para refinar esta solução inovadora, confiável e de alto desempenho, comprovada por vários voos de teste. Em particular, o PresSense permitirá que nosso cliente otimize o tempo de inatividade de sua aeronave e possa ser usado para fins de manutenção preditiva”, explica François Bastin, CEO da Safran Landing Systems.
“Estamos muito honrados com a confiança que a Azul depositou no PresSense, o pneu conectado resultante de uma parceria entre Michelin e Safran”, acrescenta o Sophie Brechoire, Presidente das atividades aeronáuticas do Grupo Michelin. “A escolha do PresSense pela Azul, importante player entre as companhias aéreas sul-americanas, valida a relevância de nossas escolhas técnicas no desenvolvimento dessa tecnologia inovadora. A Azul poderá, assim, aproveitar ao máximo todos os benefícios vinculados a esta solução: segurança, digitalização e eficiência em suas operações de manutenção. Uma oferta de serviços que atende às necessidades de nossos clientes”, conclui.
Para Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul, a companhia se consolidou como referência, não só em experiência e atendimento ao Cliente, mas também em manutenção e reparos de aeronaves. “Essa expertise da Azul é compartilhada com outras empresas por meio de uma unidade de negócios diferente, a AzulTecOps. Para corresponder a esses altos padrões, estamos sempre em busca de inovações que possam trazer mais eficiência, como PressSense e parceiros em quem podemos confiar, como Safran e o Grupo Michelin. A dedicação inabalável e compromisso com a excelência contribuem muito para nossa busca por ser a melhor companhia aérea do mundo”.