O Aeroporto Internacional de Belém (PA) recebeu nesta quinta-feira o pouso do Antonov An-124, a segunda maior aeronave cargueira em operação no mundo. Ela chegou da Austrália às 17h com equipamentos de mineração da Vale, que serão transportados em carretas para o interior do Pará.
Essa foi a primeira de quatro operações cargueiras de grande porte que ocorrerão entre o final deste mês e no começo de março, quando estão previstas as chegadas de mais dois voos do Antonov e um com o 747-400F.
Para receber a aeronave russa, que tem 73 metros de envergadura por 69 metros de comprimento e 21 metros de altura, a Infraero preparou um planejamento operacional diferenciado, que foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As aeronaves, por exemplo, serão orientadas por caminhonetes Follow Me, que auxiliam o comandante da aeronave a circular pelas pistas de taxiamento até o pátio onde a aeronave poderá ser descarregada. No local, a operação contará com carretas transportadoras, cujo acesso se dará por meio de credenciamento e supervisão da equipe de operações da Infraero.
“Mesmo com toda estrutura que o Aeroporto Internacional de Belém oferece, a chegada de cargueiros como estes exige um planejamento prévio e coordenado, que leva em conta todos os detalhes da operação – da aeronave à carga que está sendo transportada, passando pelos veículos que levarão as mercadorias até seu destino final. Tudo para garantir a segurança desta e das demais operações do aeroporto”, explica o superintendente em exercício do Aeroporto Internacional de Belém, Rodrigo Garcia.
O Aeroporto Internacional de Belém já recebeu os dois modelos de aeronaves em anos anteriores. A última vez que recebeu o Antonov An-124 foi em junho de 2015 e, em setembro de 2017, recebeu o 747-400.