BRASIL EM PORTUGUES

Brasil apresenta projeto inovador para reduzir colisões entre fauna e aeronaves

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), realizou um seminário com especialistas internacionais para a troca de experiências bem-sucedidas na redução de colisões entre animais e aeronaves durante pousos e decolagens.

O Brasil é considerado uma referência global nesta área, e a SAC-MPor apresentará um projeto inovador desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que utiliza análise de DNA para identificar as espécies envolvidas nesses incidentes, permitindo a adoção de medidas mais eficazes para minimizar os riscos.

Desde abril de 2023, o projeto já analisou centenas de amostras biológicas, identificando dezenas de espécies de aves e morcegos. Entre as mais frequentes estão a pomba-de-bando, o quero-quero, o urubu-de-cabeça-preta, o morcego-de-cauda-grossa e o carcará.

Estima-se que apenas um terço das colisões sejam oficialmente reportadas. Estudos internacionais indicam que os benefícios econômicos das ações de gerenciamento do risco de fauna são sete vezes superiores aos custos de implementação. No Brasil, entre 2011 e 2020, colisões com animais causaram prejuízos superiores a 75 milhões de dólares, segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Globalmente, esse custo chega a aproximadamente 2 bilhões de dólares por ano…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual