A 14ª Conferência de Navegação Aérea da ICAO contou com a participação de mais de 100 países, com o Brasil representado pelo DECEA, ANAC, CENIPA, MRE que apresentou soluções inovadoras para a navegação aérea global. O DECEA destacou suas iniciativas em otimização do espaço aéreo, através de Operações baseadas em trajetórias (TBO), Informações de voo e Fluxo em ambiente colaborativo (FF-ICE) e o uso da Plataforma de Compartilhamento de Informações sobre Malware (MISP).
Na segunda semana do evento, o foco foi aprimorar a eficiência e a segurança da navegação aérea global. Foram destacados temas como otimizações operacionais e novas tecnologias e estratégias de longo prazo.
A conferência abordou a hiperconectividade no sistema de navegação aérea, incluindo o conceito de aeronaves conectadas e os desafios associados à cibersegurança e à resiliência dos sistemas de informação. Esses assuntos foram explorados detalhadamente, com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para enfrentar os desafios do setor aéreo em um ambiente cada vez mais interconectado e tecnologicamente avançado.
A conferência reafirmou o compromisso com a modernização dos sistemas de comunicação, navegação e vigilância (CNS) e estabeleceu metas ambiciosas, incluindo a eliminação do sistema de plano de voo FPL2012 até 2034 em favor da adoção do novo sistema Flight and Flow – Information for a Collaborative Environment (FF-ICE).
O DECEA destacou, através da Plataforma de Compartilhamento de Informações sobre Malware (MISP), a importância de aumentar a colaboração e o compartilhamento de informações sobre ameaças cibernéticas entre os Estados. O Comitê recomendou que os países criem e implementem planos nacionais para enfrentar essas ameaças, integrando-os aos planos regionais e globais de navegação aérea, segurança e facilitação…