A tradicional companhia aérea canadense Air Canada é figura bastante conhecida no Brasil, com voos diários de transporte de passageiros no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), e tendo até feito voos cargueiros ao país durante a pandemia, mas usando para isso os seus aviões Airbus A330 e Boeing 777 e 787 de transporte de passageiros, apenas adaptados para levar cargas.
Agora, porém, uma incomum operação puramente cargueira, com um Boeing 767, será feita pela companhia nesta semana entre o Canadá e o Brasil.
A companhia aérea canadense já teve aviões puramente cargueiros em seu passado, porém, havia encerrado há muitos anos esse tipo de operação, passando a transportar cargas apenas nos porões dos voos de passageiros.
Nos últimos anos, porém, com o aquecimento do mercado cargueiro no mundo todo, a Air Canada Cargo voltou a contar com frota própria, tendo hoje dois 767-300 cargueiros originais de produção e mais cinco que foram convertidos da versão de passageiros para a versão cargueira.
E segundo consta na programação de voo aprovada, um destes sete Boeings 767-300 cargueiros será alocado para um voo entre Montreal e o SJK Airport – Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf, de São José dos Campos (SP).
O voo faz parte da operação de transporte de carga para a Embraer, que envolve também dois aviões soviéticos Antonov AN-12 nesta semana, como previamente informado pelo AEROIN.
A previsão é de decolagem do Boeing 767 na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 12h50 (horário de Brasília), do Aeroporto Internacional Mirabel, para o voo AC-7312, com parada para reabastecimento em San Juan, Porto Rico, e chegada ao Aeroporto de São José dos Campos à 01h35 da madrugada da sexta-feira, 24 de novembro.