A Cathay Cargo fez história ao se tornar a primeira companhia aérea a implementar o protocolo de dados ONE Record da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) em suas operações diárias.
Este avanço ocorreu um ano antes da data prevista pela IATA, que era janeiro de 2026, para a adoção do sistema, sinalizando uma importante evolução tecnológica no setor de transporte aéreo de carga.
A nova iniciativa começou em dezembro de 2024, com três transportadoras de carga da China continental — Sinotrans Air Freight, WECAN International Freight Forwarding International Logistics e ALL-LINK Logistics —, que começaram a trocar informações sobre conhecimentos aéreos eletrônicos (eAWB) e status de remessa com a Cathay Cargo, utilizando uma interface de programa de aplicativo (API) desenvolvida para os protocolos ONE Record.
Em janeiro de 2025, a Sinotrans Hong Kong Air Transportation Development se tornou a primeira transportadora de Hong Kong a implantar essa inovadora metodologia de troca de dados.
Tom Owen, diretor da Cathay Cargo, destacou que a implementação do ONE Record não apenas reforça o compromisso da empresa com a digitalização, mas também melhora a eficiência operacional, a segurança e a transparência no processo de envio.
“A facilidade técnica de alinhar os sistemas de nossos principais clientes com os protocolos ONE Record demonstra que não há nada a temer ao fazer essa mudança e que existem muitos benefícios a serem obtidos”, afirmou Owen.
O Que é o ONE Record?
O protocolo ONE Record da IATA permite uma visibilidade total das remessas, documentando o progresso desde o remetente até o agente, companhia aérea, armazém e autoridades legais, como alfândega.
Através de um sistema altamente integrado, os dados podem ser compartilhados de forma segura, facilitando a comunicação entre todas as partes interessadas no transporte aéreo.
A Sinotrans, por exemplo, utilizou uma interface digital especializada para enviar suas informações de eAWB via ONE Record, coordenada pela Global Logistics System (HK) Company Limited (GLS), um parceiro de inovação da Cathay Cargo.
Esta conexão não só melhora a coleta de dados padrão, como também permite o acesso a informações multidimensionais, como temperatura e geolocalização, especialmente valiosas para a gestão de cargas sensíveis…