Como novo Controle de Carga e Trânsito, o trâmite das cargas aéreas internacionais tornou-se digital; o sistema foi lançado pela Receita Federal e entrou em vigor em 2 de agosto.
O RIOgaleão Cargo registrou uma redução média de 30% no tempo de recebimento, após um mês de implantação do novo Controle de Carga e Trânsito (CCT), lançado pela Receita Federal para importações aéreas em todos os aeroportos internacionais brasileiros.
Com o novo sistema, CCT Modal Aéreo, o trâmite das cargas aéreas internacionais tornou-se digital, seguindo padrões internacionais da IATA, e substituindo o sistema Mantra que estava em operação há 30 anos.
“Todo o planejamento que envolveu a integração da cadeia logística do modal aéreo, com a participação dos importadores, companhias aéreas, agentes de carga, transportadores rodoviários, despachantes e a Receita Federal, além do RIOgaleão como Recinto Alfandegado, foi fundamental para o resultado alcançado, trazendo o menor impacto possível aos clientes”, afirmou Eduardo Calderelli, Gerente de Operações de Cargas no RIOgaleão.
“Foram quase 3 anos de muito trabalho, desde a especificação técnica, contratação de fornecedores, mapeamento de processos, gestão de mudanças, avaliação de riscos, mais de 1000 cenários testados e, principalmente, muito treinamento interno e externo com os parceiros”, avaliou.
Segundo o RIOgaleão Cargo, o Aeroporto Internacional Tom Jobim é uma das principais portas de entrada da América Latina, sendo responsável por receber 26% das mercadorias que entram no Estado do Rio de Janeiro…