A concessionária RIOgaleão, que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), informou nesta semana que o movimento de passageiros entre o Rio de Janeiro e a capital argentina Buenos Aires, no total de viajantes em voos diretos ou por meio de conexões, se consolidou como o maior mercado de aviação internacional do Brasil.
Até setembro de 2024, cerca de 782 mil passageiros voaram entre a capital fluminense e a Argentina, considerando-se apenas os voos diretos operados pelo RIOgaleão, um recorde histórico para a rota e um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2023.
As companhias aéreas de baixo custo (low cost) têm desempenhado um papel crucial nesse crescimento, totalizando 318 mil passageiros transportados entre janeiro e setembro de 2024. Isso equivale a cerca de 40% da demanda direta GIG-BUE, destacando o impacto desse modelo na ampliação da conectividade entre os dois países.
No RIOgaleão, os viajantes podem escolher entre voos operados por seis companhias aéreas, desde aquelas que operam aviões de duplo corredor (“widebodies”), como Emirates e British Airways, até opções ultra low cost, como Flybondi e JetSMART, além de ofertas da GOL e Aerolíneas Argentinas…