A Air Europa Cargo, divisão de cargas aéreas da companhia espanhola Air Europa, registrou encerrou o ano de 2022 com um aumento expressivo no volume transportado e em faturamento.
A companhia conduziu 56,6 milhões de quilos (56,6 mil toneladas) ao longo do ano, o que representa 78,5% a mais do que o alcançado em 2021. Embora, por dois anos, algumas rotas ficaram inativas por conta da pandemia, os índices de 2022 já superaram os registrados em 2019, dobrando o faturamento registrado naquele ano.
Para 2023, as expectativas são de manter o crescimento e ampliar os destinos disponíveis para o transporte de cargas. Segundo a Air Europa, entre as rotas com maior movimento de carga, figura a de Madri a São Paulo/Guarulhos, além de Buenos Aires, Lima, Bogotá e Miami.
Para a companhia, o sucesso da divisão Air Europa Cargo, que acontece desde sua criação em 2018, se apoia principalmente pelo modelo de gestão operacional adotado, caracterizado pela flexibilidade e inovação, por meio da otimização de processos.
Um exemplo é o processo de digitalização para o despacho operacional com a América. Isso começou em maio de 2022, a partir do primeiro embarque de carga aérea sem a utilização de papel entre a Europa e a América do Sul, em que ocorreu o emprego da tecnologia blockchain.
A Air Europa também digitalizou os processos de reserva com a incorporação da plataforma CargoWALLET da Cargo Ai, que otimizou a paletização de espaços para melhor organização da carga, por meio da tecnologia digital.
A Air Europa ainda está incorporando, em todos os países do continente americano em que opera, o padrão da IATA e Air-Waybill para a gestão digital dos processos de carga aérea.
De acordo com a Air Europa, o processo de unificação e ampliação da frota foi fundamental para o crescimento do setor. Foi o que permitiu à companhia utilizar aviões com maior capacidade em operações de longa distância, como o caso do Boeing 787 Dreamliner. Por conta disso, a Air Europa agora dispõe de mais espaço no porão, rentabilizando melhor suas rotas e tornando as operações mais eficientes…