Principal fabricante de aviões do Brasil, a Embraer anunciou que vai aumentar o uso de SAF – sigla em inglês para ‘Sustainable Aviation Fuel’, que em português significa Combustível Sustentável de Aviação.
O anúncio foi feito na última quinta-feira (23) e indica que a empresa brasileira sediada em São José dos Campos (SP) chegou a um acordo com a Avfuel – uma companhia americana que fornece combustível e serviços para a aviação – para expandir o uso do combustível sustentável.
Mas o que é o SAF? O SAF é um tipo de combustível menos poluente, produzido a partir matérias-primas de fontes renováveis, como a biomassa e biocombustíveis.
Atualmente, o ‘Combustível Sustentável de Aviação’ é considerado a forma mais eficaz de reduzir nas viagens aéreas as emissões de carbono – que poluem o planeta Terra e provocam uma série de consequências maléficas.
Segundo a Honeywell, empresa que fornece tecnologia para o desenvolvimento de SAF, as emissões de gases de efeito estufa do SAF são até 80% menores em comparação ao combustível fóssil derivado de petróleo.
A aviação gera pelo menos 2% de todas as emissões globais anuais de dióxido de carbono (CO2). Por conta disso, o novo combustível é a grande aposta para substituir o querosene dos aviões.
Isso porque, invés de usar petróleo bruto, o SAF usa ingredientes renováveis, como gorduras animais, óleos vegetais e até resíduos de alimentos…