O Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC) tem o prazer de informar que os seis aeroportos operados por Aena Brasil na região nordeste do Brasil acabam de receber a certificação ACI Airport Carbon Accreditation no nível 1. Este nível é concedido a aeroportos que mapeiam sua pegada de carbono, identificam as fontes emissoras e calculam as emissões anuais. Os terminais certificados foram Aeroporto Internacional do Recife, Aeroporto Internacional de Maceió, Aeroporto Internacional de João Pessoa, Aeroporto Internacional de Aracaju, Aeroporto de Campina Grande e Aeroporto de Juazeiro do Norte.
A certificação é resultado de um trabalho que contempla os inventários das emissões diretas dos aeroportos, como as provenientes de veículos e equipamentos próprios. Em 2024, foi concluído o inventário completo de GEE, com ano-base 2023. O inventário de 2025, com dados de 2024, foi submetido à verificação independente por meio da contratação da ABNT, única verificadora brasileira filiada à ACI.
A adesão dos aeroportos do nordeste sob administração de Aena Brasil ao programa Airport Carbon Accreditation é parte da implantação do Plano de Ação Climática (PAC) da operadora, que prevê para os próximos anos investimentos de mais de R0 milhões na substituição da frota interna por veículos com energia limpa, aumento da eficiência energética , implantação de usinas fotovoltaicas e outras ações que 100% da eletricidade dos terminais tenha origem em fontes renováveis, gestão de resíduos, tratamento de efluentes, compensação de emissões, incentivo ao uso de SAF (Sustainable Aviation Fuel), além de programas de conscientização e governança para o fortalecimento das ações educativas sobre mudanças climáticas. A intenção de Aena Brasil é que o cumprimento gradual das metas impulsione a evolução da operadora para que alcance o nível 2 do Programa ACA até 2026.
“O Plano de Ação Climática reflete nosso compromisso com uma operação aeroportuária mais eficiente, inovadora e alinhada às melhores práticas internacionais de sustentabilidade. Estamos investindo hoje nas transformações que garantirão um futuro neutro em carbono, contribuindo ativa e efetivamente para a descarbonização do setor aéreo no Brasil”, afirmou Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG de Aena Brasil.
O diretor-geral da ACI-LAC, Rafael Echevarne, comemora a adesão dos aeroportos da Aena Brasil ao programa ACI Airport Carbon Accreditation, destacando que essa iniciativa reafirma o compromisso da empresa com a sustentabilidade na aviação, beneficiando o setor, os passageiros e a sociedade como um todo. “Valorizamos e celebramos o esforço de nosso parceiro ao integrar-se ao programa, ressaltando a relevância da participação de seis dos principais aeroportos do Nordeste brasileiro, uma região de grande importância econômica e cultural. A certificação dos primeiros aeroportos Aena Brasil pelo ACA como parte do Plano de Ação Climática reforça o quanto a empresa considera relevante se aliar a ACI nesta trajetória para levar adiante suas estratégias de longo prazo, o que nos deixa honrados e incentivados nesta parceria”.