Com o objetivo de orientar e informar os passageiros sobre os procedimentos de segurança nos aeroportos e conscientizar sobre a importância do respeito e da igualdade durante as inspeções, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou a campanha “Embarque Numa Boa: segurança e respeito em cada inspeção”, que conta com parceria da Embratur.
A iniciativa integra o Programa Asas para Todos e reforça a necessidade de prevenir situações de discriminação, como racismo, garantindo que os procedimentos sejam realizados de forma transparente e respeitosa.
Essas ações de inspeção têm como objetivo prevenir e identificar a presença de itens proibidos, perigosos ou ilegais, como armas, explosivos, substâncias químicas ou quaisquer objetos que possam comprometer a segurança dos voos e do ambiente aeroportuário.
Embarque Numa Boa
A campanha incluirá a divulgação de vídeos, cartilhas e postagens informativas, explicando em detalhes os procedimentos realizados durante as inspeções de segurança nos aeroportos. Entre as práticas destacadas estão o uso de detectores de metais, scanners corporais e equipamentos de raio-x para a análise de bolsas, mochilas, malas e outros itens pessoais.
Nos meses de dezembro e janeiro, serão veiculados nas redes sociais da Anac e das instituições parceiras informações sobre os vários procedimentos de segurança realizados em um aeroporto, como inspeção aleatória, busca pessoal, inspeção com crianças de colo, pets e de Passageiros com Necessidade de Atendimento Especial (PNAE). O material conta ainda com o hotsite Embarque Numa Boa, que reúne todo o conteúdo informativo da campanha.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a relevância do projeto. “Essa campanha é mais um passo na construção de um ambiente aeroportuário acolhedor, seguro e livre de qualquer forma de preconceito. Segurança e respeito devem caminhar juntos em todos os espaços, e estamos comprometidos em garantir que isso aconteça nos aeroportos brasileiros”, afirmou…
Imagen: Embratur