A Gol Linhas Aéreas não vai renovar o contrato com a Smiles, que opera o programa de fidelidade da companhia aérea, que tem validade até 2032. A companhia pretende incorporar o Smiles e, posteriormente, em uma segunda etapa, migrar para o Novo Mercado da B3, disse a empresa em fato relevante divulgado na noite deste domingo. A mudança tem por objetivo garantir a competitividade do grupo no longo prazo, sustenta a Gol, permitindo a redução de custos e despesas.
No início de setembro, a Latam, principal concorrente da Gol, anunciou que não iria renovar seu contrato com a Multiplus, que vence em dezembro de 2024, para fechar o capital da operadora de programas de fidelidade da empresa. A operação é citada no comunicado da Gol.
A Gol sustenta que a concorrência no segmento de programas de fidelidade «tornou-se mais desafiadora nos últimos anos». A companhia afirma que vem trabalhando para ampliar a competitividade de seus produtos de aviação e também do Smiles para clientes e parceiros. O contrato com a operadora do programa de fidelidade, contudo, limita esses esforços. Diz ainda que as estruturas societárias separadas prejudicou a capacidade das duas empresas de competirem.
“Isso se tornou um fardo para o Grupo com um todo, dado o aumento da necessidade pela GLA da constante renovação de frota e crescimento da oferta de produtos e serviços, bem como o crescente acirramento da concorrência de programas de fidelidade”, diz o comunicado.
A mudança, argumenta a Gol, resultaria em melhoria na oferta de produtos e serviços aos passageiros da companhia aérea e aos membros do Smiles, que tem atualmente 14 milhões de participantes.
A reorganização depende da aprovação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e dos acionistas das companhias. Serão convocadas assembleias gerais de acionistas, que devem ser realizadas dentro de cem dias. Caso a reorganização não seja aprovada, a Gol disse que poderá reverter para “estruturas alternativas para alcançar seus objetivos a esse respeito, incluindo por meio de uma oferta pública de aquisição”…