A Gol Linhas Aéreas informou, em fato relevante comunicado ao mercado, que firmou um acordo de leniência com o Ministério Público Federal, em que se compromete a pagar multas que totalizam o valor de R$ 12 milhões. A companhia foi apontada pelo MPF de ter feito pagamentos a empresas do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entre os anos de 2012 e 2013.
A companhia aérea, em comunicado oficial, declara que contratou uma auditoria externa para investigar o assunto, e que o processo se encontra em curso. Nos termos estabelecidos pelo acordo, a Gol se obriga, dentre outras coisas, a pagar multas e penalidades e, em contrapartida, o MPF se obriga a não propor ação criminal ou cÃvel contra a aérea ou seus proprietários.
De acordo com a companhia, até o momento não foram encontrados indÃcios de envolvimento de empregados e administradores nas negociações de tais contratações "“ ou mesmo o conhecimento desses em eventuais "propósitos ilícito" ou na beneficiação da Gol por parte de alguma das contratações.
Ainda em comunicado oficial, a Gol afirma que continuará cooperando com as autoridades pertinentes e apoiando a auditoria externa independente até a sua conclusão, tomando as medidas necessárias para assegurar a eficácia e independência dos trabalhos…