A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou, em fevereiro, a movimentação de 2,35 milhões de passageiros. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 47% nas movimentações e, se comparado com 2020, período pré-pandemia, há uma redução de 34%.
Já o Terminal de Cargas (Teca), continua como o maior aeroporto do Brasil no volume de cargas, com 26,3 mil toneladas transportadas no mês.
Voos nacionais
Em fevereiro, o Aeroporto de Guarulhos contabilizou a passagem de 1,7 milhões de passageiros com origens ou destinos nacionais, em uma média diária de 469 pousos e decolagens. O resultado dessa movimentação apresenta um aumento de 20% quando comparado com o mesmo mês de 2021, quando foram atendidos 1,4 milhões de passageiros com destinos nacionais. Na comparação com o mesmo período de 2020, houve uma queda de 30%.
Voos internacionais
O tráfego internacional é responsável por 27% do volume total de passageiros transportados no aeroporto em fevereiro, registrando cerca de 22,5 mil viajantes por dia, com um total de 630 mil pessoas em todo o mês. Em comparação com o mesmo período de 2021, há um aumento de 283%. Por outro lado, tendo como base 2020, há uma queda de 43,5%, quando se atingiu 1,1 milhões de passageiros com destinos internacionais.
Atualmente, o aeroporto conta com 32 empresas nacionais e internacionais operando regularmente para 38 destinos internacionais, representando uma retomada de 76,5% quando comparado com os 51 destinos frequentemente operados antes da pandemia.
O Aeroporto de Guarulhos tem voos internacionais regulares para Adis Abeba, Amsterdã, Assunção, Atlanta, Barcelona, Bogotá, Buenos Aires, Cancún, Chicago, Cidade do México, Cidade do Panamá, Dallas, Doha, Dubai, Frankfurt, Houston, Istambul, Lima, Lisboa, Londres, Luanda, Madri, Mendoza, Miami, Milão, Montevideo, Montreal, Newark, Nova York, Orlando, Paris, Porto, Punta Cana, Santa Cruz, Santiago, Toronto, Washington, Zurique.
Movimentação de Cargas
O Terminal de Cargas (Teca) do Aeroporto Internacional de São Paulo movimentou em fevereiro deste ano cerca de 26,3 mil toneladas de produtos entre importação e exportação, um aumento de 16% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Esses números colocam o Teca de GRU como o maior transportador do Brasil em volume de cargas.
Entre os destaques nesse período estão os itens do segmento automotivo e fármaco. Destaque ainda para o crescimento do setor maquinário e fármaco, se comparado ao mesmo período do ano anterior, que se beneficia da extensa malha aérea de GRU.
O Teca de GRU é o maior complexo aeroportuário do Brasil sendo coberto por uma área de 145 mil m². O espaço possui também o maior complexo frigorífico em aeroportos do Brasil, com cerca de 30 mil m³ de capacidade de armazenamento de importação e exportação. As 23 câmaras frias alcançam todos os ranges de temperatura e atendem todos os tipos de produtos. Além disso, o terminal conta com 440 posições para contêineres refrigerados na importação e 8 na exportação.