A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou ontem, 29 de outubro, que oferecerá moedas digitais nos sistemas de liquidação financeira que opera para a indústria da aviação.
A primeira moeda digital a ser oferecida é o Renminbi digital, que estará disponível no Plano de Faturamento e Liquidação da China (BSP) até o final de 2024.
Muhammad Albakri, Vice-Presidente Sênior de Serviços de Liquidação Financeira e Distribuição da IATA, disse:
“A digitalização impacta muitos aspectos de nossas vidas diárias, incluindo a moeda que usamos. Com o uso crescente de moedas digitais, é imperativo que os sistemas de liquidação financeira da IATA se adaptem para apoiar as necessidades daqueles que utilizam nossos serviços.
A China é um dos países mais avançados do mundo na adoção de moeda digital. Reconhecendo a tendência, o Comitê de Companhias Aéreas da China da IATA solicitou a inclusão do Renminbi digital no BSP. Este é um desenvolvimento importante e a IATA acomodará o Renminbi digital até o final do ano”.
A IATA também está examinando o potencial de oferecer outras moedas digitais em seus sistemas de liquidação com base nas necessidades e requisitos da indústria.
“A experiência adquirida na introdução do Renminbi digital ajudará a IATA na integração de outras moedas digitais no futuro”, afirmou Albakri…