Os terminais da Vinci Airports na Região Norte passam a contar com mais segurança em suas pistas de pouso e decolagem, por meio do serviço a ser prestado pela Infraero. O contrato assinado com a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S.A. prevê a execução dos serviços técnicos de desemborrachamento, medição de atrito e de macrotextura nas pistas dos seguintes terminais: Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM) e Tefé (AM).
O desemborrachamento consiste na remoção da borracha deixada na pista pelos pneus das aeronaves no momento do pouso, sem danificar a superfície do pavimento. Já os serviços de medição de atrito e de macrotextura são necessários para a verificação e o monitoramento do nível de aderência entre o pneu da aeronave e o pavimento, de modo a garantir maior segurança das operações.
Para o superintendente de Gestão da Manutenção da Infraero, Ricardo Miranda, é uma satisfação firmar mais uma parceria com a concessionária, sabendo da relevância que esses aeroportos têm para a região e a malha aérea nacional. “Com a expertise da Infraero em atividades de operações aeroportuárias e de manutenção, oferecemos aos aeroportos públicos e privados diversas soluções customizadas, adequadas ao porte e às necessidades de cada terminal”, destaca o superintendente.
Os serviços serão realizados em até 30 dias após a emissão da Ordem de Serviço, conforme os critérios definidos pelo RBAC 153, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que estabelece requisitos de coeficiente de atrito e de profundidade da macrotextura do pavimento. O prazo de vigência contratual é de 36 meses.