Os aeroportos de Florianópolis (SC), de Vitória (ES) e de Natal (RN) passam a contar com mais segurança nas pistas por meio de serviço técnico de manutenção a ser prestado pela Infraero. A Companhia firmou três contratos com a Zurich Airport Brasil para remoção de borracha nas pistas de pousos e decolagens.
O serviço de desemborrachamento é uma atividade de manutenção realizada por hidrojateamento, que remove a borracha deixada na pista pelas aeronaves no momento do pouso, sem danificar a superfície do pavimento.
O prazo para execução dos serviços é de 30 dias corridos a partir da data de início solicitada pela contratante, seguindo as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação de Aviação Civil (Anac). Serão realizadas duas manutenções – uma em 2024 e outra em 2025 – dentro da vigência contratual de 24 meses.
Em outra frente, a Infraero firmou contrato com a Aena Brasil para autorização de uso de frequências de rádio nos seguintes aeroportos: Congonhas; Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá, no Mato Grosso do Sul; Altamira, Carajás, Santarém e Marabá, no Pará, e Uberaba, Uberlândia e Montes Claros, em Minas Gerais. Com isso, serão disponibilizadas 918 licenças outorgadas à Infraero para funcionamento de estação de radiocomunicação. O contrato terá vigência de 12 meses, contados da data de sua assinatura.
“Oferecemos soluções sob medida para responder com eficácia às demandas do mercado aeroportuário, otimizando processos, melhorando o controle e a segurança da gestão e da operação aeroportuária”, destaca o superintendente de Soluções de Mercado da Infraero, Rodrigo Medeiros.