Em mais uma ação afirmativa em sua jornada para se tornar uma empresa mais diversa, a LATAM abre 20 vagas de estágio no Brasil para diversas funções da área de Manutenção Aeronáutica com foco na inclusão. A oportunidade está aberta para todas as pessoas, mas dedicará 70% das vagas para profissionais LGBTQIAP+, mulheres, PCDs e negros.
Os estagiários trabalharão em atividades de Engenharia, Manutenção, Planejamento, Logística e Ferramentaria. As inscrições estão abertas até 4 de outubro em https://trabalheconosco.vagas.com.br/latam/programa-estagio e os selecionados serão divulgados ainda em novembro.
Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil, destaca que, além do caráter inclusivo, a iniciativa é importante para fortalecer o mercado de aviação no País, que constantemente busca esses profissionais. “Queremos mostrar com esta oportunidade outros caminhos de atuação e carreira, despertando o interesse desses estudantes para as profissões relacionadas à Manutenção Aeronáutica, sempre muito requisitadas”, explica.
Além de compor um grupo diverso, os 20 estagiários selecionados terão a oportunidade de atuar em quatro polos de tecnologia e excelência em Manutenção Aeronáutica da LATAM nas cidades de São Paulo, Guarulhos, São Carlos e Campinas.
O LATAM MRO em São Carlos (SP), por exemplo, é o único centro de manutenção do Brasil que atende a frota de todo um grupo aéreo global como o grupo LATAM. Ainda é referência em Manutenção Aeronáutica para toda a América Latina.
O estágio coincide também com o sólido momento da LATAM, que está mais eficiente após 2,5 anos da pandemia de Covid-19. Neste ano, a companhia conseguiu alcançar a marca histórica de 54 destinos no Brasil (eram 44 antes da pandemia) e atualmente lidera o mercado aéreo nacional, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Neste mês de setembro, vale lembrar, a LATAM também foi reconhecida pelos passageiros como a melhor companhia aérea da América do Sul tanto na World Travel Awards quanto na World Airline Awards, o “Oscar da aviação mundial”.
PROCESSO SELETIVO
Podem concorrer preferencialmente os estudantes dos cursos universitários de Administração, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Comércio Exterior, Informática, Logística e Manutenção de Aeronaves, além dos estudantes dos cursos técnicos de Ciência da Computação, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Manutenção de Aeronaves e Mecânica.
Após o preenchimento da ficha cadastral, os candidatos passarão por testes técnicos e cognitivos, avaliações da área de Recursos Humanos, entrevista por vídeo, entrevista com o gestor, exames clínicos e fase de envio de documentos.
Depois da proposta e admissão, os aprovados vão estagiar de 12 a 24 meses nas bases da empresa em São Paulo (no hangar do aeroporto de Congonhas), Guarulhos (no Centro de Manutenção de Linha da LATAM localizado no aeroporto internacional), São Carlos (no LATAM MRO) ou Campinas (nas atividades relacionadas ao transporte aéreo de cargas em Viracopos).
Todos os selecionados terão uma carga horária de 30 horas semanais (6 horas por dia) e o Inglês será exigido em determinados cargos. A bolsa de estágio a ser oferecida contará com valor compatível com o mercado, incluindo Vale Refeição, Vale Transporte (ou transporte da empresa) e Seguro de Vida.
LATAM E A SUA JORNADA PELA INCLUSÃO E DIVERSIDADE
Atualmente, sobretudo após a crise da pandemia de Covid-19, o grupo LATAM vive um momento de transformação e reflexão sobre como se aproximar das comunidades com as quais se relaciona e em como ser uma companhia mais inclusiva e diversa, cumprindo o seu papel social na construção de um país e um continente melhores.
Nesta linha, a companhia tem trilhado uma jornada para se tornar mais inclusiva e diversa e acredita que ações afirmativas são fundamentais para isso. Por isso, recentemente, a LATAM conduziu no primeiro semestre deste ano, um processo seletivo 100% online para tripulação de cabine para ampliar oportunidades para pessoas de todo o Brasil iniciarem esta carreira. Essa pequena mudança permitiu a participação e contratação de mais pessoas de grupos sub-representados.
Entre os compromissos do grupo LATAM para ser mais inclusivo e diverso estão: buscar garantir equidade de oportunidades e mais equilíbrio na representatividade de mulheres e de pessoas com deficiência; ampliar a heterogeneidade em diferentes áreas profissionais, com vista a aumentar o multiculturalismo. Além de criar mais espaços para maior diversidade social, étnica, raça/cor, educacional, etária, de gênero, e assim desenvolver uma cultura mais global e fortalecida pelas diferenças entre os colaboradores do grupo LATAM.