O Grupo LATAM divulgou hoje suas estatísticas operacionais para janeiro de 2024, quando transportou mais de 7 milhões de passageiros, 18,5% a mais do que no mesmo mês do ano passado.
Esse resultado é explicado pela recuperação do segmento internacional, que registrou um crescimento de 32,7% nos passageiros transportados, impulsionado pela alta temporada na América do Sul. Nos mercados domésticos das subsidiárias no Chile, Colômbia, Equador e Peru, esse número aumentou em 29,9% e no mercado doméstico da subsidiária no Brasil aumentou em 4,9%.
Com relação à capacidade medida em assentos-quilômetro disponíveis (ASK), o grupo LATAM aumentou sua oferta consolidada em 13,9% em relação a janeiro de 2023, destacando o crescimento de 22,3% em sua oferta internacional e 18,8% em sua oferta no Chile, Colômbia, Peru e Equador.
O tráfego consolidado de passageiros (medido em receita de passageiros-quilômetro – RPK) aumentou 20,2% em comparação com o mesmo mês de 2023, impulsionado principalmente por um aumento de 32,5% na demanda internacional e um aumento de 24,2% na demanda no Chile, Colômbia, Peru e Equador.
No primeiro mês do ano, o grupo registrou uma taxa de ocupação consolidada de passageiros de 85,6%, 4,5 pontos percentuais acima de janeiro do ano passado, explicado principalmente por um aumento na taxa de ocupação internacional de 6,8 pontos percentuais.
Na carga, em janeiro, a capacidade medida em toneladas-quilômetro disponíveis (ATK) atingiu 659 milhões, representando um aumento de 11,1% na capacidade oferecida em comparação com o mesmo período do ano passado.