A LATAM acaba de alcançar a marca histórica de 58% da demanda de passageiros domésticos (em RPK¹) em Guarulhos (São Paulo). A participação recorde da companhia no aeroporto paulista diz respeito aos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgados para o ano de 2023 (acumulado de janeiro a novembro). Atualmente, o aeroporto de Guarulhos é o maior hub (centro de conexões) da LATAM no Brasil, onde opera diariamente mais de 170 voos para outros 46 aeroportos brasileiros e 90 aeroportos no exterior em voos diretos e indiretos.
“Quando a LATAM foi criada, escolhemos Guarulhos para ser a porta de entrada do mundo no Brasil e também a partir de onde iríamos distribuir de forma eficiente os passageiros por todo o País. Por isso, a nossa liderança neste aeroporto só cresce de forma consistente e sustentável desde 2017”, explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
Em 2023, a LATAM começou a utilizar Inteligência Artificial de forma pioneira em Guarulhos para aprimorar o seu atendimento no aeroporto. A IA começou a ser aplicada pela LATAM tanto em suas operações de solo quanto no seu check-in. Também foi no aeroporto paulista que a LATAM abriu em 2023 pelo menos 4 novas rotas domésticas e internacionais: Guarulhos-Passo Fundo, Guarulhos-Sinop, Guarulhos-Los Angeles e Guarulhos-Joanesburgo.
O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL
Com 40% de todo o mercado brasileiro, a LATAM encerrará 2023 na liderança do setor aéreo brasileiro, segundo a ANAC. Atualmente, a companhia opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do País. Em 2023, a LATAM também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.
Já nos voos internacionais, a LATAM é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.
AS PERSPECTIVAS DA LATAM NO BRASIL EM 2024
Em dezembro de 2023, a LATAM alcança a marca de 8 novas aeronaves recebidas no Brasil no espaço de um mês. O feito reforça o compromisso da companhia de ampliar o acesso dos brasileiros à aviação. Neste ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira, que em 2024 deve crescer de 7% a 9%. Para o próximo ano, aliás, a LATAM já anunciou 4 medidas para universalizar a aviação no Brasil, incluindo a adição de 10 mil assentos diários à sua operação no País.
A LATAM é desde 2021 a companhia aérea líder do mercado doméstico e internacional do Brasil, segundo a ANAC. O índice medido em RPK¹ considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no Brasil.
¹ RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.