A LATAM, companhia aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, anuncia que Fortaleza-Santiago será a sua oitava rota de uma cidade brasileira para o Chile. O voo direto será operado uma vez por semana a partir de 30 de novembro com aeronaves Airbus A320neo com capacidade para 174 passageiros (162 em cabine Economy e 12 em Premium Economy). Em breve, as passagens aéreas para a nova operação estarão disponíveis em latam.com e demais canais.
Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais conecta o Brasil com o Chile, responsável atualmente por 70% do volume de passageiros que viajam de avião entre os dois países, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Os outros voos diretos da empresa para Santiago decolam de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Na operação internacional no Ceará, a LATAM também já opera a rota Fortaleza-Miami.
“Fortaleza é uma cidade muito importante e estratégica para a LATAM. Hoje, somos responsáveis por 45% das decolagens na localidade. Com essa nova rota, seremos a primeira companhia aérea a operar Fortaleza-Santiago, voo que vai movimentar aproximadamente 14,5 mil passageiros por ano e aproximar o Ceará não somente do Chile, mas também da Austrália e da Nova Zelândia, por meio de rápidas conexões em Santiago. Esse é mais um exemplo do nosso compromisso com o Brasil e com a integração regional da América do Sul”, comenta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
O voo Fortaleza-Santiago será operado sempre aos sábados e os voos de retorno Santiago-Fortaleza aos domingos, com duração média de 6h30. Decolará às 14h45 (hora local) de Fortaleza e às 6h50 (hora local) de Santiago. Na comparação com uma viagem com conexão no aeroporto de Guarulhos (São Paulo), a nova rota diminuirá em três horas o tempo médio de deslocamento entre a capital cearense e o Chile.
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, celebra a nova conquista do estado. “Temos trabalhado diariamente, sob a condução do nosso governador Elmano de Freitas, para ampliar essa malha aérea, modal importante para o desenvolvimento econômico do estado. Com esse novo voo internacional, fruto da parceria entre o Governo do Ceará e a LATAM, vamos impulsionar a atração de turistas da América do Sul, nossos vizinhos que, a partir de agora, poderão chegar mais rápido às belezas do Ceará que tanto os encantam”, destaca.
O CRESCIMENTO DA LATAM
Atualmente, a LATAM é a empresa que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no País, com voos para 53 aeroportos em território nacional. Na operação internacional, é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior.
Como consequência, a LATAM, lidera a aviação brasileira desde 2021 (market share calculado em RPK¹), segundo a ANAC. O índice considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.
Em 2024, a LATAM já adicionou 1 milhão de assentos domésticos no Brasil e ultrapassou a marca de 150 aeronaves em sua frota no País. Ao todo, a companhia prevê para 2024 um crescimento de 8% a 10% a sua oferta doméstica de assentos no Brasil na comparação com 2023.
¹ RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.