A ABAV Expo 2023 está de volta ao Riocentro e a LATAM acaba de desembarcar na maior feira do turismo do Brasil com motivos de sobra para celebrar o seu desempenho no Rio de Janeiro. De janeiro a junho de 2023, a companhia registrou mais de 2,5 milhões de embarques domésticos e internacionais com origem ou destino nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, segundo os dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O volume representa um crescimento de 35% sobre o contingente de mais de 1,8 milhão de passageiros transportados pela companhia no mesmo período de 2022.
O aumento também reflete o próprio crescimento sustentável da LATAM nos últimos anos – e não é diferente na Cidade Maravilhosa. No primeiro semestre de 2023, a companhia operou mais de 23 mil pousos e decolagens na cidade, um volume 40% superior à quantidade de voos operados no mesmo período do ano anterior em ambos os aeroportos da localidade (Galeão e Santos Dumont).
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, observa que o retorno da ABAV à capital fluminense ocorre em um momento estratégico para a LATAM. «Fizemos um investimento considerável em 2023 para recuperar a quantidade de voos do pré-pandemia e atender com excelência a demanda turística e corporativa no Rio de Janeiro. A LATAM é a companhia brasileira que há mais tempo opera no Santos Dumont e Galeão. Esse histórico nos traz um enorme conhecimento do mercado carioca. Agora, com uma companhia mais eficiente e competitiva, acompanharemos de perto as oportunidades deste mercado para investir de forma sustentável”, compartilha a executiva.
A LATAM, vale lembrar, conecta atualmente o Rio de Janeiro a outros 18 destinos domésticos no Brasil e no exterior. No Santos Dumont, a companhia opera uma média de 750 voos semanais de/para 12 destinos: Belo Horizonte/Confins (52 voos semanais), Curitiba (28 voos semanais), Goiânia (14 voos semanais), Porto Alegre (28 voos semanais), Salvador (28 voos semanais), Florianópolis (28 voos semanais), São Paulo/Congonhas (304 voos semanais), São Paulo/Guarulhos (90 voos semanais), Vitória (56 voos semanais), Brasília (94 voos semanais), Porto Seguro (14 voos semanais) e Navegantes (14 voos semanais).
Já no Galeão, é operada uma média de 208 voos semanais de/para Lima (14 voos semanais), Santiago (34 voos semanais), Buenos Aires/Ezeiza (6 voos semanais), Buenos Aires/Aeroparque (8 voos semanais), São Paulo/Guarulhos (98 voos semanais), Fortaleza (26 voos semanais), Brasília (14 voos semanais) e Foz do Iguaçu (8 voos semanais). Neste segundo semestre, a LATAM já iniciou as vendas de passagens aéreas para a rota regular Galeão-Porto Seguro (14 voos semanais partir de novembro) e a rota sazonal Galeão-Caxias do Sul (4 voos semanais a partir de novembro), além de mais frequências na rota Galeão-Brasília (de 14 para 22 voos semanais a partir de novembro) e na rota Galeão-Fortaleza (de 14 para 28 voos semanais a partir de novembro). Além disso, vale destacar os voos sazonais diários da Delta na localidade – no âmbito da Joint Venture firmada entre as duas companhias aéreas desde outubro de 2022 – do Galeão para Nova York-JFK, de 16 de dezembro de 2023 até março de 2024, e para Atlanta, de 17 de dezembro de 2023 até março de 2024.
LATAM E DELTA SE APRESENTAM JUNTAS NA ABAV 2023
Considerado um dos maiores eventos do mercado de turismo do Brasil, a edição de 2023 da ABAV será a primeira em que LATAM e Delta Air Lines se apresentam juntas desde a aprovação em 2022 da sua Joint Venture, acordo que tem como objetivo oferecer aos passageiros a melhor conectividade entre América do Sul, Estados Unidos e Canadá.
Em um estande de mais de 100 m², desenvolvido com mensagens gráficas das duas companhias, LATAM e Delta Air Lines contarão com um espaço propício para estreitar relacionamentos e gerar novos negócios com importantes clientes do turismo. Estarão no estande Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, e Danilo Barbizan, gerente de Vendas da Delta Air Lines no Brasil. Os dois executivos também estarão juntos em um painel na Arena Inovabilidade, às 15h de quarta-feira (27), com o tema Sustentabilidade na Aviação, onde serão detalhados os projetos desenvolvidos tendo como foco a agenda ESG de ambas as companhias.