A LATAM desponta como a companhia aérea mais pontual do aeroporto de Teresina (PI) nos últimos 12 meses. Segundo dados de pontualidade registrados pela Cirium, empresa especializada na análise de dados da aviação mundial, 91,63% dos voos da companhia para a capital piauiense entre junho de 2022 e maio deste ano pousaram dentro do horário programado. Para medir o indicador de OTP (On-Time Performance), a Cirium avalia os voos comerciais de todo o mundo que chegaram ao seu destino dentro do horário previsto (até 14 minutos após o esperado).
Os resultados levam em consideração toda a operação doméstica da LATAM com destino a Teresina em seus voos diretos a partir dos aeroportos de Brasília (14 voos semanais), Fortaleza (14 voos semanais), Guarulhos (7 voos semanais) e São Luís do Maranhão (1 voo semanal). Nessas rotas, a LATAM programou quase 3.900 voos para todo o ano de 2023, número 19% superior à quantidade operada pela companhia no Piauí no ano anterior.
«A demanda aquecida por voos em Teresina proporcionou um crescimento de forma sustentável da nossa operação no Estado. Hoje, o Piauí está conectado com voos da LATAM a capitais importantes do país, como Brasília, Fortaleza e São Paulo, de onde os clientes também podem embarcar em nossos voos internacionais. A pontualidade da LATAM e o aumento da operação no local são resultados de uma companhia eficiente e competitiva, que oferece uma boa experiência ao cliente ao respeitar seu tempo», afirma Samuel Di Pietro, diretor do Centro de Controle de Operações da LATAM Brasil.
NORDESTE É UM DOS FOCOS DA LATAM NA ALTA TEMPORADA DE JULHO
Nas férias da metade do ano, a LATAM oferecerá 1,9 mil voos extras no Brasil. Esse é o volume de decolagens adicionais ofertadas pela companhia para viagens dentro ou com destino ao País entre 1º e 31 de julho, na comparação com a operação regular do mês de junho de 2023. Ao todo, a LATAM vai operar um total de 24,5 mil voos domésticos e internacionais na alta temporada brasileira, um volume 17% superior ao registrado em julho de 2022.
Os maiores incrementos domésticos da LATAM foram programados para o Nordeste brasileiro, enquanto os acréscimos internacionais foram programados principalmente para destinos turísticos como Mendoza e Buenos Aires, na Argentina. Outra novidade será a ampliação da rota Fortaleza-Miami. Ao todo, a LATAM prevê transportar nesta alta temporada do Brasil um total de 3,6 milhões de passageiros, volume 18% maior do que o registrado em julho de 2022.
LATAM MAIS FORTALECIDA, EFICIENTE E COMPETITIVA EM 2023
Cada vez mais fortalecida, eficiente e competitiva, a LATAM tem promovido o crescimento sustentável de suas operações no Brasil. Como resultado, a companhia liderou o setor aéreo brasileiro nos últimos dois anos, segundo a ANAC. Além de voar para seu recorde de 55 destinos no Brasil, a LATAM é a empresa que mais conecta o País com o mundo, com voos diretos para 21 destinos internacionais (em 28 rotas operadas a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza) e voos com conexão para outros 67 destinos em todos os continentes, com exceção da Ásia. Em março deste ano, a LATAM inaugurou as suas operações em Passo Fundo (RS) e as rotas internacionais Porto Alegre-Santiago e Brasília-Lima. Ainda em 2023, vai iniciar voos diretos do Brasil para Joanesburgo (África do Sul) e Los Angeles (EUA), sendo esta última a primeira entrega efetiva no mercado brasileiro da sua Joint Venture com a Delta Air Lines.
COMO A LATAM INVESTE EM PONTUALIDADE
O índice de 91,63% de pontualidade alcançado pela LATAM no aeroporto de Teresina nos últimos 12 meses é resultado do contínuo trabalho para aumentar a sua eficiência operacional e, assim, oferecer ao cliente uma experiência de viagem cada vez mais simples, rápida e segura. Para isso, a companhia adota ações estratégicas coordenadas em cinco frentes:
AMPLA CONECTIVIDADE: A LATAM acredita que a base da pontualidade dos voos nasce com o planejamento de uma malha aérea doméstica e internacional que seja rentável e robusta e que precisa considerar alguns conceitos, como tempo de voo apropriado, o tempo adequado que a aeronave deve permanecer em solo e flexibilidade para absorver impactos operacionais.
FROTA EFICIENTE: O grupo LATAM investe na renovação por uma frota mais eficiente e iniciou 2023 com 16 aeronaves Airbus A320neo em operação. O crescimento reflete o investimento total em mais de 100 aeronaves mais eficientes e sustentáveis dos modelos A320neo, A321neo e A321 XLR até o final desta década. Somente neste ano, a companhia deve receber mais 15 aeronaves Airbus, incluindo a chegada do seu primeiro A321neo, que será operado pela LATAM Brasil. O modelo tem motores de última geração e tecnologias de ponta para uma operação com o menor consumo de combustível e comprometida com a sustentabilidade. Atualmente, o grupo LATAM busca compensar 50% de suas emissões domésticas até 2030 e ser uma companhia carbono neutro até 2050.
TRIPULAÇÃO BEM PLANEJADA: Outro fator importante que é levado em consideração pela LATAM Brasil é a escala da sua tripulação técnica (pilotos) e de cabine (comissários), que deve ser planejada com eficiência e garantir a robustez necessária a fim de absorver os eventos operacionais como condições climáticas, por exemplo.
OPERAÇÕES DE SOLO E MANUTENÇÃO DE EXCELÊNCIA: A LATAM também tem otimizado a operação dos seus principais centros de manutenção de linha no Brasil, localizados nos aeroportos de Brasília, Congonhas e Guarulhos. A medida garante que o trabalho de manutenção das aeronaves que operam voos domésticos seja mais eficiente no pernoite para evitar ações durante o dia, o período de maior utilização das aeronaves. E tem reforçado também as suas equipes de manutenção em áreas operacionais estratégicas, incluindo processos de treinamento e de qualificação. Além disso, a LATAM usa parâmetros técnicos mais amplos de monitoramento das aeronaves para a realização de manutenções preditivas. Com isso, tornou-se possível programar ações de manutenção a partir de análises de performance e, consequentemente, antes que um evento ocorra. Isso gera menos impactos operacionais para o cliente, como atrasos e cancelamentos de voos. Vale destacar que o programa preditivo é adicional ao programa de manutenção preventiva determinado pelos fabricantes das aeronaves. Como resultado, a LATAM tem reduzido de forma considerável o tempo de indisponibilidade das suas aeronaves no Brasil. Nos aeroportos, a companhia tem revisado diversos processos internos e intensificado o treinamento regular das equipes com o objetivo de garantir melhores processos aeroportuários e um atendimento mais empático e rápido ao cliente, sobretudo em situações de contingências operacionais.
EXPERIÊNCIA DIGITAL: A LATAM tem buscado transformar a jornada do cliente para que a sua viagem seja cada vez mais rápida, fácil e segura. Por isso, tem promovido uma verdadeira Transformação Digital com inovações voltadas para a autogestão dos seus produtos e serviços. Uma das principais inovações exclusivas da LATAM é o Check-in Automático, já utilizado por 80% dos passageiros da empresa no Brasil – na prática, os clientes não precisam mais fazer checkin presencial ou online e já recebem automaticamente o seu cartão de embarque virtual. Outras inovações da LATAM são a sua carteira virtual LATAM Wallet, o atendimento personalizado por WhatsApp para clientes de categorias elite do programa LATAM Pass, processos de reembolsos e compensações mais rápidos e simples com a funcionalidade cash out da LATAM Wallet, uma nova plataforma para resgates de produtos do varejo, além do Despacho de Bagagem Express que reduz em até 50% o tempo nas filas, instalado em 9 aeroportos com operações da empresa no Brasil.