Para apoiar projetos sociais no Nordeste brasileiro, LATAM Brasil e Ivete Sangalo decidiram leiloar o vestido usado pela cantora em 23 de março no BBB 24. O figurino inspirado nos uniformes de pilotos foi desenhado pelo estilista brasileiro Marco Gurgel para a festa promovida pela companhia aérea, uma das patrocinadoras desta edição do reality. Os lances online para arrematar o item podem ser registrados até 30 de abril na plataforma ESolidar (Link), especializada na gestão de ações de impacto social. O valor arrecadado será integralmente destinado aos projetos da ONG Amigos do Bem, que atua há 30 anos no sertão nordestino. O leilão da LATAM em parceria com o Instituto Ivete Sangalo potencializa a ação da companhia no programa e transforma em impacto social positivo o desejo gerado em torno do figurino da artista.
Há 17 anos, a LATAM apoia por meio do seu programa Avião Solidário o trabalho da Amigos do Bem, que gera impacto social para mais de 150 mil pessoas em situação de extrema vulnerabilidade por mês. O apoio consiste no transporte gratuito de voluntários, transporte gratuito de cargas e doação de itens para os projetos de combate à fome, acesso à educação, geração de renda e inclusão social no sertão. Desde 2007, a parceria já contou com 7 mil passagens aéreas emitidas e o embarque de inúmeras doações, incluindo alimentos, brinquedos, material escolar e instrumentos musicais.
Adicionalmente, a LATAM também já enviou funcionários voluntários da própria companhia para participar dos projetos da Amigos do Bem, que também conta com o apoio de longa data de Ivete Sangalo. A cantora é uma das protagonistas da ação «Eu quero ter um milhão de Amigos», que celebra o impacto positivo das ações no sertão nordestino e busca alcançar 1 milhão de seguidores no Instagram da ONG.
AVIÃO SOLIDÁRIO DA LATAM: 11 ANOS DE COMPROMISSO COM O BRASIL
Com 11 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.
O Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado da estratégia de Sustentabilidade do Grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, meio ambiente e catástrofes. Atualmente, o Avião Solidário também tem parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.
A estratégia global de sustentabilidade do Grupo LATAM tem compromissos para promover o desenvolvimento social, ambiental e econômico da América do Sul nos próximos 30 anos de forma colaborativa e baseada no diálogo. Todos os compromissos estão focados nos pilares de Valor Compartilhado, Mudanças Climáticas e Economia Circular, conectados com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
AMIGOS DO BEM: TRANSFORMANDO VIDAS NO SERTÃO DESDE 1993
Há 30 anos, a ONG Amigos do Bem desenvolve projetos contínuos de educação, geração de trabalho e renda, acesso à água potável, cuidados de saúde e moradia digna no sertão nordestino. Todos os meses, mais de 150 mil pessoas são atendidas em 300 povoados isolados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. A instituição criou um Modelo de Desenvolvimento Social Sustentável, conta com a atuação de quase 11 mil voluntários, e promove inclusão social e desenvolvimento local atendendo a 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para mais informações sobre a ONG Amigos do Bem acesse o site e Redes Sociais: Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn. Confira abaixo alguns números das ações nesses 30 anos:
- 150 mil pessoas atendidas todos os meses;
- 300 povoados atendidos no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará;
- 10 mil crianças e jovens nos 4 Centros de Transformação;
- 1,8 milhão de refeições servidas por ano para as crianças dos Centros de Transformação;
- 1,5 mil empregos gerados no sertão (Plantações, Fábrica de Beneficiamento de Castanha de Caju, Oficinas de Costura e Artesanato, Fábrica de Doces e Mel e Educadores e postos administrativos);
- 10.600 voluntários que dedicam mais de 372 mil horas do Bem por ano;
- 35 mil m2 de edificações construídas (centros de atendimento, entre outros);
- 123 cisternas para levar água à população;
- 60 poços artesianos perfurados;
- 543 casas construídas;
- Mais de 187 mil atendimentos médicos e odontológicos no último ano;
- Mais de 500 bolsas de estudo para faculdade.