Companhia aérea que mais investe em voos, assentos e serviços aéreos no país, a LATAM Airlines Brasil acaba de expandir o seu acordo de codeshare (código compartilhado) com a empresa aérea sul-africana Airlink. A expansão da parceria comercial inclui mais quatro destinos em latam.com para voos com conexão em Joanesburgo (África do Sul). São eles: Harare (Zimbábue), Maputo (Moçambique), Windhoek (Namíbia) e Dar es Salaam (Tanzânia).
Desde 2023, a LATAM é a única empresa brasileira a voar do Brasil para o continente africano. Trata-se da rota São Paulo-Joanesburgo, que conta com 4 voos semanais de 9 horas de duração em aeronaves Boeing 787-9. O modelo acomoda 300 passageiros (30 em cabine Premium Business, 57 em Premium Economy e 213 em Economy).
A Airlink, por sua vez, opera as rotas Joanesburgo-Dar es Salaam (contando com voos diários, sendo dois às quintas-feiras), Joanesburgo-Maputo (com três voos diários), Joanesburgo-Windhoek (com até quatro voos diários, sendo 25 voos semanais) e Joanesburgo-Harare (com 35 voos semanais). Todas as rotas são realizadas em aeronaves Embraer 190 e 195 com capacidade entre 98 e 107 passageiros.
Com a expansão do codeshare da LATAM Airlines Brasil com a Airlink, o cliente poderá adquirir diretamente com a LATAM um único bilhete e despacho de bagagem para viajar do Brasil com destino final em até 8 aeroportos no continente africano.
“Somos a companhia aérea que mais transporta brasileiros para a África. Somente em 2024, foram mais de 80 mil passageiros, um volume que representa 55% deste mercado. Em 2025, vamos embarcar mais de 100 mil passageiros entre São Paulo e Joanesburgo”, projeta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL
Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%, como resultado do recebimento pela companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023. Como consequência, a LATAM é atualmente a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no país, com voos para 54 aeroportos em território nacional. Em 2025, a LATAM prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil. Além de Fernando de Noronha (PE) e Ribeirão Preto (SP), a empresa vai inaugurar neste semestre operações regulares em Pelotas (RS).
Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Para 2025, já anunciou que vai começar a operar a rota Fortaleza-Lisboa durante a alta temporada.
O número de funcionários da LATAM no Brasil também cresceu 14% nos últimos dois anos e alcançou a marca de 20,5 mil colaboradores. Em janeiro de 2025, a companhia deu início no país às aulas da primeira turma de 70 bolsistas da Escola LATAM, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação. Em fevereiro, abriu novo processo seletivo para contratar mais 900 tripulantes no Brasil.
Como consequência dos seus investimentos em pessoas, produto, tecnologia, frota e voos, a LATAM lidera a aviação brasileira doméstica e internacional desde 2021, segundo a Anac. Entre os viajantes corporativos, a LATAM também lidera o ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) por dois anos consecutivos.
*ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
**RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.