A LATAM acaba de inaugurar no Brasil a Escola LATAM, cuja primeira turma será composta por 70 funcionários bolsistas da própria companhia. As aulas serão presenciais em São Carlos (SP) e terão início em janeiro de 2025. Com a presença de autoridades e executivos, o programa foi anunciado em cerimônia no LATAM MRO de São Carlos (SP), o maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul. No LATAM MRO, aliás, a companhia acaba de investir R$40 milhões na construção de um novo hangar, com capacidade para gerar até 300 postos de trabalho.
“A Escola LATAM nasce no principal Centro de Manutenção do Grupo LATAM, que é o MRO em São Carlos. Esse é um verdadeiro polo de inovação aeronáutica e motivo de orgulho para todos os brasileiros. Vamos investir em capacitação profissional para funcionários e pessoas externas que desejam construir uma carreira técnica na aviação, reforçando assim cada vez mais o nosso compromisso social e econômico com o País”, comenta Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
Estiveram presentes na cerimônia no LATAM MRO de São Carlos (SP) o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o CEO da LATAM Airlines Brasil, Jerome Cadier, e a alta liderança da companhia.
Em agosto, vale lembrar, a companhia assinou, com as presenças do CEO da LATAM Brasil e do Presidente Lula, um protocolo de intenções com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Brasil para qualificar mão de obra e empregá-la nas instalações do LATAM MRO de São Carlos (SP), um verdadeiro polo aeroespacial brasileiro.
A ESCOLA LATAM
A LATAM é a única companhia aérea brasileira a ter um Centro de Instrução certificado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para a formação de mecânicos de manutenção aeronáutica.
Nesse contexto, a Escola LATAM nasce como um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação no Brasil a partir de 2025. Inicialmente, oferecerá a formação em manutenção aeronáutica por meio do Curso Básico de Manutenção de Aeronaves e do Curso Complementar de Especialidades em Célula, Grupo Motopropulsor ou Aviônicos. Cada curso terá nove meses de duração e as aulas serão ministradas presencialmente no LATAM MRO de São Carlos (SP).
Os professores das disciplinas técnicas serão instrutores especialistas da própria LATAM. Já para temas como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais, serão professores externos.
Para a primeira turma do programa, a LATAM decidiu fornecer bolsa de estudos para 70 funcionários que desejam atuar como mecânico de aeronaves. Desse total, 60 estão sendo concedidas para funcionários que já atuam nas funções de Auxiliar Técnico I e Auxiliar Técnico II, enquanto 10 para colaboradores que ocupam outros cargos.
As bolsas de estudo cobrem 75% do custo total do curso. A inscrição no processo seletivo interno para a Escola LATAM foi voluntária e as aulas serão ministradas fora do horário de trabalho dos funcionários selecionados para o programa.
Futuramente, a Escola LATAM deverá ser expandida, com abertura de vagas no programa para o público externo. Além disso, está nos planos da LATAM ampliar a lista de cursos para outras áreas de atuação na aviação, como as atividades de tripulação técnica e tripulação de cabine, por exemplo.
LATAM MRO DE SÃO CARLOS (SP)
O LATAM MRO, instalado em São Carlos (SP), é reconhecido como o maior centro de manutenção aeronáutica da LATAM e uma referência mundial na área. Com uma equipe de 2 mil funcionários, é responsável por mais de 60% de todas as manutenções programadas das aeronaves do grupo LATAM. Hoje, é o maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul.
Com 95 mil m² de parque industrial, a unidade possui 7 hangares permanentes e 22 oficinas em São Carlos e todas equipadas com tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados. O MRO tem capacidade para executar as mais complexas manutenções em aeronaves, de acordo com as instruções técnicas dos fabricantes e homologado por autoridades aeronáuticas. A qualidade e competência técnica do LATAM MRO são atestadas por certificações internacionais como EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação), FAA (Administração Federal de Aviação, nos EUA) e DGAC (Direção Geral da Aeronáutica Civil, no Chile).
Desde 2019, o LATAM MRO de São Carlos utiliza drones para inspeção de aeronaves, sendo pioneiro na América Latina nessa prática. Esse método inovador tornou o processo de inspeção 12 vezes mais eficiente do que a inspeção tradicional, além de utilizar inteligência artificial para identificar possíveis danos. Além disso, o uso de drones eliminou a necessidade de impressões de papel, mantendo os registros em nuvem atualizados em tempo real.
Em novembro de 2024, a LATAM anunciou o investimento de R$ 40 milhões em um novo hangar no LATAM MRO de São Carlos (SP) especializado em manutenção aeronáutica de aviões Boeing 787 Dreamliner e Airbus A320, que deve começar a operar em setembro de 2025 e gerar cerca de 300 novos postos de trabalho.