A LATAM retomou em latam.com e demais canais a venda de passagens aéreas internacionais para o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). As vendas estavam suspensas desde 14 de maio, após as fortes enchentes na capital gaúcha. Agora, a partir de 1º de janeiro de 2025 a companhia passa a retomar a operação da rota Porto Alegre-Lima (Peru), e da rota Porto Alegre-Santiago (Chile) a partir de 3 de janeiro.
As passagens já estão à venda em latam.com e demais canais de venda. Os voos para Santiago serão operados com 4 frequências semanais, às segundas, terças, sextas e domingos. A partir de março, os voos na rota mudam para as quartas, sextas, sábados e domingos. Já os voos para Lima serão operados com 3 frequências semanais, às segundas, quintas e sábados, com os voos na rota inversa (Lima-Porto Alegre) às quartas, sextas e domingos. Somadas as rotas, a operação internacional da LATAM no aeroporto terá 7 voos semanais a partir de janeiro.
Com relação aos voos domésticos, a partir de 21 de outubro a LATAM vai operar 10 voos diários entre o aeroporto Salgado Filho e outros 3 destinos no Brasil. A oferta aumenta a partir de 27 de outubro, com 15 a 17 voos diários para 5 destinos domésticos. A retomada de 100% dos voos na capital gaúcha será realizada a partir de 16 de dezembro, segundo a concessionária Fraport, quando a LATAM passará a oferecer 20 a 22 voos diários para 5 destinos domésticos. Antes das enchentes, a LATAM operava 23 voos diários entre Porto Alegre e 8 destinos no Brasil.
LATAM E A RECONSTRUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
Em 27 de maio, a LATAM se tornou a primeira companhia aérea a operar voos comerciais de passageiros na Base Aérea de Canoas. O marco refletiu os esforços da companhia para manter Porto Alegre e região metropolitana conectadas ao restante do Brasil após as enchentes na região.
Na frente de solidariedade, o programa Avião Solidário da LATAM já transportou gratuitamente para o Rio Grande do Sul 207 toneladas de doações (alimentos, itens de higiene pessoal, água, roupas, cobertores, tendas, abrigos e demais itens de primeira necessidade) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários, socorristas e militares) desde 4 de maio de 2024.
Adicionalmente, a LATAM também tem atuado no transporte gratuito de doações coletadas pelos seus parceiros no Brasil: Movimento União BR, CVC, Governo do Estado de Santa Catarina e Fraport.
Com mais de 13 anos, o programa Avião Solidário da LATAM, em conjunto com instituições parceiras, já realizou no Brasil o transporte gratuito de mais de 4,6 mil animais e 826 toneladas de carga para ajuda humanitária, incluindo 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 para todos os estados brasileiros.