O Presidente Lula informou que irá conversar com as companhias aéreas brasileiras sobre por que elas não tem aviões regionais e porquê o preço das passagens está alto. A informação foi dada pelo próprio Presidente em seu Twitter oficial, logo após comentar ontem que precisava baratear o preço da passagem aérea.
Lula disse que “nós vamos chamar as empresas de aviação para conversar sobre o por quê não temos aviões regionais e o preço alto das passagens. Queremos discutir com muita seriedade e normalizar o fluxo de viagens entre nossas regiões”.
O principal entrave para a operação de aviões regionais no Brasil é o alto custo de operação por assento, por se tratarem de aeronaves menores que, por consequência, operam em regiões menos ricas, onde se tem uma dificuldade maior para chegar a uma demanda que cubra o custo operacional.
Em entrevista a rádios da Amazônia, Lula afirmou que o querosene de aviação caiu 32%, mas as passagens não seguiram a mesma tendência: “Muitas vezes, é mais barato viajar de Brasília a Miami ou de São Paulo a Miami do que viajar de um Estado brasileiro para outro Estado”…