AEROLÍNEAS

Mais eficiente, LATAM recupera no Brasil 95% da sua capacidade doméstica e está pronta para a alta temporada

A LATAM está pronta para a alta temporada no Brasil. Neste mês de dezembro, a companhia retoma no País 95% da sua oferta doméstica de assentos (ASK*) em comparação com dezembro de 2019 (antes da pandemia de Covid-19). Ao todo, são 583 voos domésticos por dia para 49 aeroportos brasileiros (antes da pandemia eram 44).

Líder do mercado brasileiro nos últimos três meses, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM está mais eficiente e, por isso, tem sido capaz de crescer no Brasil. Em dezembro, inaugurou operações em Jericoacoara (CE) e Vitória da Conquista (BA). Para o primeiro trimestre de 2022, já iniciou as vendas de passagens para Bauru (SP) e se prepara para abrir muito em breve as vendas para Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Presidente Prudente (SP) e Sinop (MT). Em paralelo, já estuda outros 10 destinos para inaugurar no restante do ano no País.

Do Brasil para o exterior, a LATAM retoma em dezembro quase metade (49%) da sua oferta internacional de assentos (ASK*) em relação a dezembro de 2019, com voos restabelecidos para 19 destinos. No início deste mês, a companhia voltou a voar para Orlando, Milão e Londres e já anunciou que retomará em janeiro de 2022 o voo para Punta del Este.

Os 19 destinos internacionais já retomados pela LATAM a partir do aeroporto de São Paulo/Guarulhos são: Santiago (16 voos semanais), Lima (12 voos semanais), Buenos Aires/Aeroparque (11 voos semanais), Buenos Aires/Ezeiza (2 voos semanais), Mendoza (3 voos semanais), Montevidéu (8 voos semanais), Assunção (8 voos semanais), Bogotá (5 voos semanais), Cidade do México (6 voos semanais), Frankfurt (5 voos semanais), Paris (5 voos semanais), Lisboa (6 voos semanais), Madri (5 voos semanais), Barcelona (4 voos semanais), Milão (3 voos semanais), Londres (4 voos semanais), Miami (7 voos semanais), Nova York (7 voos semanais) e Orlando (3 voos semanais). Além disso, a companhia já reativou a rota Rio de Janeiro/Galeão-Santiago (4 voos semanais).

Em novembro de 2021 (em comparação com novembro de 2019), a LATAM registrou no mercado doméstico brasileiro uma demanda de passageiros (RPK**) de 88,8% e uma oferta de assentos (ASK*) de 89,6%, resultando em uma taxa de ocupação de 83,4%.

Operação global do Grupo LATAM

Somadas todas as suas filiais, o Grupo LATAM prevê retomar até 69% da sua oferta total de assentos (ASK*) em dezembro de 2021, na comparação com dezembro de 2019 (antes da pandemia). Além disso, prevê operar neste mês quase 1.212 voos diários (domésticos e internacionais) para 129 destinos em 18 países. Na divisão de cargas, a companhia programou 1.150 voos em aeronaves cargueiras, com um nível médio de utilização 20% superior ao do mesmo mês de 2019. Todas as projeções estão sujeitas à evolução da pandemia, bem como às restrições de viagens estabelecidas pelos países.

Em novembro de 2021 (na comparação com novembro de 2019), o Grupo LATAM registrou uma demanda de passageiros (RPK**) de 62,3% e uma oferta de assentos (ASK*) de 62,8%, resultando em uma taxa de ocupação de 82% (redução de 0,6 ponto porcentual). Já no transporte de cargas, também em comparação com novembro de 2019, registrou uma ocupação de 59,4% (aumento de 2,1 pontos percentuais).

*ASK: sigla em inglês para Assentos‐Quilômetros Oferecidos

**RPK: sigla para Passageiros-Quilômetros Transportados

Compartir noticia:
Fuente: LATAM
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual