A agência de classificação de risco Moody"™s rebaixou o rating corporativo de longo prazo da Gol Linhas Aéreas de "˜Caa1"™ para "˜Caa3"™ e o rating de dÃvida, incluindo notas com vencimento em 2017, de "˜Caa2"™ para "˜Caa3"™. A perspectiva de todas as notas de crédito permanece negativa.
A Fitch também cortou o rating da Gol. O rebaixamento foi feito na nota de probabilidade de inadimplência do emissor (IDR, na sigla em inglês), de "CCC" para "C".
Com estes dois cortes, a companhia aérea foi rebaixada pelas três principais agências de classificação de risco. A Standard & Poor’s (S&P) rebaixou a nota da companhia em escalas global e nacional de «CCC» para «CC» e de brCCC-» para brCC», respectivamente.
A Fitch considera que a troca de tÃtulos da dÃvida proposta na terça-feira pela companhia, se concretizada, vai se configurar num evento de calote, por representar para os credores uma significativa redução nos termos das notas, em relação aos originais. Caso a troca dos tÃtulos se concretize, os ratings da Gol serão rebaixados pela Fitch para "RD", ou calote restrito…