A partir de hoje (31.10) os sul-africanos que desejam conhecer o Brasil terão mais um incentivo. Após quase três anos sem voos diretos para o país, a companhia aérea South African Airways (SAA) voltará a voar duas vezes por semana para São Paulo. A autorização para operar no Brasil foi concedida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em setembro. Nesta terça-feira estreia a rota entre a Cidade do Cabo e Guarulhos. Já no dia 6 de novembro será a vez do retorno da ligação direta de Johannesburgo e o Aeroporto Internacional de São Paulo.
Com essas novas opções, a companhia aérea sul-africana quer se consolidar como um hub no continente para os brasileiros. O lançamento dos novos voos aconteceu na Cidade do Cabo e contou com a presença da ministra de Turismo da África do Sul, Patricia de Lille, e da secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes.
A autorização da South African é mais um passo na aproximação do Brasil com a África, que vai ao encontro da orientação do presidente Lula de reforçar a relação do país com os países africanos. Esses novos voos vão reforçar o fluxo turístico entre as nações. «No último ano, pouco mais de 5 mil sul-africanos estiveram no Brasil. Em 2021, esse número foi de 708 turistas contra 5.366 brasileiros que vieram para a África do Sul. Um número muito aquém de todo o nosso potencial e a opção do voo direto ajudará na atração de mais visitantes sul-africanos”, avaliou a secretária executiva, Ana Carla Lopes.
Na ocasião do lançamento dos voos as representantes discutiram um plano de ação entre Brasil e a África do Sul para o ano de 2024. O foco será a expansão da malha aérea e a promoção das novas rotas.