BRASIL EM PORTUGUES

Paraná reafirma compromisso de construir terceira pista no Aeroporto Internacional de Curitiba

O Governo do Paraná reafirmou seu compromisso com a implantação da nova Pista de Pouso e Decolagem (PPD) do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na última quinta-feira (21), durante uma audiência pública na Câmara de São José dos Pinhais. A gestão estadual deve realizar obras que somam R$ 200 milhões de contrapartida pela construção, como rotatórias, ajustes viários, sinalização e trincheira.

A implantação da nova pista, que será a maior do Paraná, com 3 mil metros de extensão (a atual tem 2,1 mil metros), está prevista no contrato de concessão Bloco Sul feito com a CCR, concessionária que administra o terminal, e vai proporcionar a ligação do Paraná com os principais destinos no mundo. O prazo para entrega das obras estipulado em contrato é até dia 31 de dezembro de 2026.

Com a nova pista, o Paraná dá mais um passo na consolidação como novo hub logístico, abrindo-se para voos diretos de longa distância, que vão fomentar a indústria do turismo, negócios e de cargas (exportação e importação), permitindo operações simultâneas e redundância de infraestruturas.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, com a terceira pista do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, será inaugurada uma nova fase de aviação do Paraná. “Essa nova pista vai permitir aterrisagem e decolagem diretamente dos Estados Unidos e da Europa e ampliar a própria carga em voos domésticos. É uma pista paralela e maior que a atual, que vai dinamizar toda a economia do Paraná com a ampliação da oferta de voos”, diz.

Segundo Guto Silva, essa ampliação faz parte de um planejamento importante do Governo do Estado que olha para o turismo local e de negócios, com projetos também na área de hotelaria, como o do novo Centro de Convenções em Curitiba, anunciado recentemente no espaço do Pinheirão. “Isso permite colocar o Paraná em um novo eixo de desenvolvimento econômico e social, a partir do aeroporto, que é um grande indutor de desenvolvimento para gerar emprego e renda aos paranaenses”, ressaltou.

Até o momento, há um conjunto de 15 obras que o Governo do Estado assumiu como investimentos públicos para viabilizar, mitigar e cobrir prejuízos pela obra para a população de São José dos Pinhais, com contrapartidas no sistema viário, em educação e em saúde que serão implantadas em três fases, com datas ainda a serem definidas…

Foto: Divulgação SEPL-PR

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual