As vendas do Shopping LATAM Pass no Brasil cresceram 17% no primeiro trimestre de 2023 na comparação com o mesmo período do ano anterior. É isso o que aponta um levantamento realizado pelo quarto maior programa de fidelidade do mundo em número de clientes. O avanço sinaliza a preferência dos brasileiros em adquirir produtos nos marketplaces que oferecem recompensas como pontos por suas compras, além de uma maior familiarização e adesão do público a este formato varejista. Desde 2019, vale lembrar, o LATAM Pass registrou um crescimento de 2 milhões de usuários cadastrados no programa somente no Brasil, alcançando mais de 21 milhões de inscritos no País.
Segundo Martin Holdschmidt, diretor-geral do LATAM Pass no Brasil, existe atualmente uma maior aceitação de que uma simples compra pode gerar benefícios. «Antes havia um pensamento de que só era possível acumular pontos com viagens ou através do cartão de crédito. Hoje, a simples compra de um carregador de celular em nosso marketplace pode gerar pontos que o cliente utiliza para resgatar passagens aéreas ou qualquer outro produto. Graças aos pontos acumulados em compras no Shopping LATAM Pass, muitas pessoas conseguem viajar de avião pagando apenas a taxa de embarque do seu voo, com uma experiência simples e crédito dos pontos em até 10 dias da entrega do produto», aponta.
Outro levantamento, desta vez da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), também constata que o número de pontos/milhas emitidos em 2022 no Brasil chegou a 509,4 bilhões, um volume 61,8% maior do que o registrado em 2021. Ao todo, 93,65% dos pontos/milhas foram acumulados justamente em compras de produtos do varejo, indústria e serviços.
PRODUTOS MAIS COMPRADOS NO SHOPPING LATAM PASS
Celulares foram os produtos mais comprados com dinheiro no Shopping LATAM Pass no primeiro trimestre de 2023. No marketplace, é possível adquirir atualmente um iPhone 14 (256GB) Estelar por R$ 6.599,00 e acumular de 6.599 a 13.198 pontos caso a compra seja realizada com o cartão co-branded da parceria entre LATAM Pass e Itáu ou o cliente seja assinante do Clube LATAM Pass. Com esta recompensa em pontos, por exemplo, é possível resgatar uma passagem aérea para voar entre Rio de Janeiro/Galeão e Recife em agosto deste ano.
RESGATES DE PASSAGENS COM PONTOS RETOMAM PATAMAR PRÉ-PANDÊMICO
O número de passagens aéreas resgatadas com pontos no primeiro trimestre de 2023 alcançou o mesmo patamar registrado entre janeiro e março de 2019 (antes da pandemia de Covid-19), mostram os dados do LATAM Pass. Ao todo, foram resgatadas mais de 1,4 milhão de passagens aéreas no programa nos três primeiros meses deste ano, o mesmo número registrado no início de 2019. O número de passagens aéreas resgatadas com pontos, vale lembrar, sofreu redução durante a pandemia de Covid-19 em função das restrições sanitárias.
O levantamento trimestral do LATAM Pass também aponta que os destinos brasileiros com passagens mais resgatadas no primeiro trimestre de 2023 foram São Paulo (aeroportos de Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (aeroportos Santos Dumont e Galeão), Brasília, Fortaleza e Porto Alegre. No mercado internacional, lideraram os resgates de passagens para voar do Brasil para Miami (EUA), Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), Nova York (EUA) e Orlando (EUA).
COMO ACUMULAR PONTOS PARA TROCAR POR PASSAGENS AÉREAS?
O LATAM Pass é o programa de fidelidade oficial da LATAM Airlines, sendo atualmente o quarto maior do mundo em número de clientes. O programa oferece variadas formas para o acúmulo de pontos. Uma delas é por meio do cartão de crédito LATAM Pass Itaú, que transforma em pontos todas as compras realizadas e ainda oferece benefícios adicionais. Em seu marketplace, o Shopping LATAM Pass, que oferece mais de 200 parceiros varejistas em um só lugar, o cliente também é recompensado com pontos por suas compras com dinheiro.
Em dezembro de 2022, a LATAM lançou o Clube LATAM Pass, um produto contratado por assinatura mensal, em que o cliente recebe benefícios exclusivos, como a garantia de uma quantidade de pontos mensalmente a depender do plano escolhido por ele. Por último, o cliente pode acumular pontos por meio de seus bancos parceiros, concentrando suas compras em um de seus cartões de crédito e solicitando a transferência ao LATAM Pass.Todos os pontos acumulados podem ser usados para o resgate de passagens aéreas com a LATAM ou outros produtos disponíveis no Shopping LATAM Pass.