A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda que passageiros cheguem com duas horas de antecedência para o embarque em voos nacionais e internacionais. O comunicado veio através de nota nesta segunda-feira (18).
A partir de hoje, em todo o país, novos procedimentos de inspeção de bagagem e de passageiros começam a ser implantados para aumentar a segurança nos aeroportos, o que gerará mais filas em alguns terminais.
A nota é clara: "a Anac pede que os passageiros cheguem ao embarque com duas horas de antecedência e sugere que, Ã queles que embarcarem com notebooks, retirarem antecipadamente esses equipamentos da bagagem de mão, assim como cintos, relógios e objetos metálicos antes da passagem pelo pórtico (raios X), para colaborar para que o processo seja feito com mais celeridade", diz a agência.
No site da Anac, a agência disponibilizou um material com perguntas e respostas para orientar os passageiros e tirar dúvidas. A Anac informou que está acompanhando a implantação dos novos procedimentos e procurando identificar os problemas.
"Foram observados impactos especÃficos em alguns terminais, com maior reflexo no aeroporto de Congonhas (SP). O órgão regulador está em contato com o operador aeroportuário a fim de identificar problemas e soluções a serem implementadas. A agência lamenta o incômodo observado hoje em alguns terminais e pede a compreensão dos passageiros impactados, tendo em vista que a adoção desses procedimentos tem como único objetivo zelar pela segurança de todos os passageiros e seus familiares no transporte aéreo brasileiro", diz o texto…