O Weaving Group vendeu sua participação de 32% na Aigle Azur, segunda maior companhia aérea da França, ao empresário David Neeleman, fundador e acionista da Azul Linhas Aéreas Brasileiras e sócio da Air Portugal, por meio do consórcio Atlantic Gateway. Neeleman terá como sócio na companhia o grupo chinês HNA (48%), com o qual já tem parceria na Azul (22%) e na TAP (cerca de 2,5% por sua participação também no consórcio Atlantic Gateway).
A Aigle Azur é a sexta companhia aérea na qual o empresário David Neeleman tem participação. Ele foi um dos fundadores das empresas de aviação americanas Morris Air (1992) e JetBlue (2002), antes de lançar a brasileira Azul (2008). Em 2015, o empresário entrou no bloco de controle da portuguesa TAP, quando a aérea lusa foi privatizada. (Noticias relacionadas: JetBlue founder Neeleman working on new U.S. airline)
A nova investida de Neeleman acontece sete anos após a abertura de capital da Aigle Azur, cujo objetivo era ampliar seu modelo ao setor de longo curso. A companhia aérea conta com uma frota composta por aeronaves A319 e A320 e voa para 26 destinos.
«Por 16 anos, nosso Grupo esteve ao lado de Aigle Azur. Agradeço a toda equipe da empresa. Podemos nos orgulhar dos sucessos coletivos», disse, em comunicado, o presidente do Weaving, Meziane Idjerouidene.
O comunicado diz ainda que desde que o Grupo Go Fast tornou-se Weaving Group, em 2017, participou de várias negociações para vender a participação na Aigle Azur e que havia dois requisitos essenciais na seleção do novo parceiro: dar à empresa novas formas de crescimento e um acionista que conhecesse bem o setor…