Organização Internacional da Aviação Civil estima que o tráfego aéreo mundial cresça 4,8% em 2013, devendo mesmo chegar aos 10% na região do Médio Oriente, que será a que maior crescimento deverá apresentar este ano, de acordo com as últimas previsões desta agência das Nações Unidas, reveladas sexta-feira.
De acordo com a ICAO, mesmo com os tumultos que se têm registado na região, o Médio Oriente deverá manter uma performance muito positiva, muito por culpa do mercado ganho nas rotas internacionais, que já no ano passado valeram à região o maior tráfego aéreo internacional, seguida da América Latina.
Para este ano, as previsões indicam para a América Latina um crescimento de 7,6%, seguindo-se Ásia e Ãfrica, enquanto a Europa e América do Norte deverão registar um crescimento mais tÃmido no tráfego de passageiros.
A ICAO apresentou também dados relativos ao ano passado, segundo os quais o tráfego aéreo de passageiros a nível mundial cresceu 4,9%, atingindo os 5,4 biliões de passageiros por quilómetro voado.
Já o número total de passageiros ficou perto dos três mil milhões, tendo-se registado 31,2 milhões de partidas em todo o mundo, incluindo o tráfego internacional e também o doméstico. Em relação apenas a voos domésticos, as regiões da Ásia-Pacifico e América Latina foram os mercados que mais cresceram no ano passado, com um aumento de perto de 9%.
A ICAO destaca ainda que a região Ásia-Pacífico corresponde ao maior mercado mundial do sector, representando 30% do tráfego aéreo, enquanto as companhias aéreas da Europa e América do Norte representam juntas 27% do tráfego aéreo mundial.