O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva Luna, se comprometeu a repassar ainda este ano a primeira parte do desembolso previsto para a obra de ampliação da Pista de Pouso e Decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. O custo global é de R$ 70 milhões, dos quais R$ 55 milhões serão investidos pela binacional.
A ampliação permitirá que o aeroporto de Foz do Iguaçu se torne um hub na América do Sul, com conexão direta aos países sul-americanos, europeus e norte-americanos. Pela localização geográfica privilegiada, o destino teria, assim, todas as condições para se tornar uma das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no Brasil e uma das maiores na América do Sul. A adequação ainda permite receber aeronaves de grande porte. A pista ampliada e a modernização do terminal garante também continuidade do aumento do número de passageiros, acima da média do Brasil e da América do Sul, na ordem de 10%.
O apoio às obras do aeroporto foi dado pelo diretor-geral de Itaipu ao governador do Paraná, Ratinho Júnior, durante reunião com o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da binacional, general Luiz Felipe Carbonell, e o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Eduardo Bekin. O anúncio oficial da parceria deve ocorrer em cerimônia no Palácio Iguaçu, em Curitiba, na semana que vem, com a presença também de representantes da Infraero…