O Aeroporto Internacional de Brasília terminou 2020 com o pior movimento em 15 anos. A informação foi divulgada pela Inframerica, concessionária que administra o terminal. No ano passado, o aeroporto, terceiro mais movimentado do Brasil, contabilizou 8 milhões de passageiros e 80 mil pousos e decolagens.
A quantidade de passageiros em 2020 é 53% menor em relação a 2019. Já o fluxo de aeronaves ficou 45% inferior ao registrado no ano anterior – marcado pelo fim das operações da companhia aérea Avianca.
Para Roberto Luiz, executivo da Inframerica, a crise causada pandemia do novo coronavírus foi a mais grave do setor. «Tenho mais de 40 anos de experiência no setor aéreo e esta foi a pior crise de todas. Guerra do Golfo, 11 de setembro, crise de 2008, nenhuma teve um impacto tão devastador na indústria”, afirma.
Pior mês
Abril de 2020 registrou o pior movimento em 25 anos no Aeroporto de Brasília. Naquele mês, foram contabilizados apenas 45.577 usuários. O número representa queda de 96,5% na movimentação de pessoas quando comparado ao mesmo período de 2019.
Todos os voos internacionais que partiam de Brasília foram suspensos em março, por conta da Covid-19. Os itinerários só voltaram a ser operados em setembro, seis meses depois, com rotas para Lisboa, em Portugal.
Retomada
A Inframerica diz, no entanto, que nos últimos meses tem ocorrido um crescimento no fluxo de pessoas e aeronaves. Em dezembro, o terminal teve a oitava alta consecutiva na quantidade de voos e alcançou a marca de 1 milhão de usuários – número que, antes da pandemia, representava o movimento regular fora da alta temporada…