AEROPUERTOS

Aeroporto de Macapá tem queda de 40,6% no fluxo de passageiros em setembro em relação a 2019

Em setembro, o setor aéreo ainda sentiu os efeitos da pandemia da Covid-19, em meio a medidas de restrição em todo o país. No Amapá, o 9º mês do ano registrou queda de 40,6% no fluxo de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado.

Números da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mostram que setembro de 2020 registrou 30.735 passageiros partindo ou chegando de avião em Macapá, contra 51.790 em setembro de 2019.

Apesar da redução, o dado de setembro mostra que segue a reação do setor na comparação com o mês anterior: a alta foi de 12,5% em comparação a agosto. Mesmo assim, os dados ainda são bem menores do que antes da pandemia.

Desde maio, as empresas aéreas que atuam no estado voltaram a aumentar a quantidade de viagens saindo e chegando ao estado. No entanto, entre agosto e setembro, a oferta de voos aumentou em 35,8% – foi o melhor desempenho entre meses do ano. Foram 357 pousos e 355 decolagens no período.

No início da crise, em março, houve a redução de 7 voos diários para 4 viagens semanais, o que refletiu em abril numa redução de 91,4% no fluxo de passageiros.

Na época, a suspensão e a redução dos voos pelas empresas aéreas geraram reclamações de passageiros que ficaram ilhados e temor das agências de viagens e do ramo hoteleiro.

Com a flexibilização das medidas de restrição em vários estados, incluindo o Amapá, as viagens de avião com objetivo turístico voltam a predominar em relação a embarques a trabalho ou tratamento médico.

Sobre a retomada da quantidade de voos de antes da pandemia, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) explica que a oferta de voos “é ajustada conforme a demanda de passageiros” e que a tomada decisão sobre essa oferta “é feita diretamente pelas companhias aéreas”…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual