BRASIL EM PORTUGUES

Aeroporto de Salvador é o sexto melhor

 

Um levantamento inédito feito pela Secretaria de Aviação Nacional colocou o aeroporto de Salvador como o sexto melhor do país para receber os visitantes durante os jogos da Copa de 2014. Foram ouvidas 21 mil passageiros no primeiro trimestre deste ano em 15 aeroportos que representam 81% da movimentação de passageiros no país, sendo 14 nas 12 cidades sedes.
De uma nota de zero a cinco, o aeroporto da capital baiana, que é o oitavo mais frequentado do Brasil, ficou com nota 3,89, na frente de Congonhas, em São Paulo (3,86), Santos Dumont, no Rio (3,85), Guarulhos, em São Paulo (.3,67).
Os piores classificados na pesquisa da secretaria foram os aeroportos de Campinas (3,65), Confins, em Minas Gerais (3,61), Brasília (3,58), Manaus (3,51), Galeão, no Rio (3,51) e Cuiabá (3,46). Mas a reclamação geral dos entrevistados, em todos os aeroportos, foi sobre os preços dos estacionamentos e da alimentação "“ caros, com poucas vagas e opções.
Outros itens como limpeza de banheiro, tempo de espera em filas, segurança e qualidade das informações repassadas. Os aeroportos das cidades Curitiba (4,21), Recife (4,14), Natal (4,12) e Porto Alegre (3,98) Já no quesito "cortesia dos funcionário", todos os aeroportos ficaram bem na avaliação, inclusive o de Salvador.
A Tribuna ouviu passageiros frequentes do aeroporto de Salvador e pontuou questões que mais os desagradam. Para o ator paulista Ricardo Moura faltam na capital baiana funcionários bilíngues nas áreas de vendas, mais guichês, agilidade no check-in e sinalização fora do aeroporto. "Um aeroporto internacional daquele tamanho não pode ter apenas quatro ou cinco esteiras para passar as bagagens de mão. É muito voo para pouca esteira, o que facilita extravio", comentou.
Com passagem comprada para Brasília, a psicóloga Maria Galvão discordou de alguns pontos da pesquisa sobre Salvador. Ela reclamou do atendimento que recebeu pelas balconistas de uma companhia. "Devagar, conversava com a outra moça do lado, desatenta. Por isso que a fila demora. Além do mais não tem tantos balcões de atendimento aqui. Às vezes me sinto perdida para ter uma informação", comentou.
A cineasta Paula Gomes, que conhece dezenas de aeroportos, afirma que o de Salvador "não é dos piore". "Acho que em geral todos os aeroportos pecam na variedade dos serviços que oferecem. Seria interessante se tivessem mais livrarias, cinema, outras opções para quem faz viagens de longas escala", opina.
Piores
Conforme o levantamento, o pior avaliado foi o aeroporto de Cuiabá. Pecou em conforto térmico, local de embarque e desembarque, agilidade no check in, cortesia dos funcionários de segurança e dos funcionários do aeroporto.
O segundo pior, o Galeão, foi criticado pela sujeira dos banheiros, dificuldade de conexões e a distância das caminhadas dos terminais. De acordo com a pesquisa da secretaria, 76% dos entrevistados embarcaram para voos nacionais, 60% viajavam a lazer e 52% não utilizavam transporte público para chegar ao aeroporto.
A Secretaria de Aviação Nacional informou ainda que o objetivo do governo é monitorar os indicadores a cada trimestre. "O passageiro brasileiro não é tratado ainda como cliente e ele precisa ser tratado como cliente", destacou o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, ao Jornal Nacional.
Obras atrasadas para passageiros
Apesar da Infraero ter informado que daria prioridade ao atendimento ao público no Aeroporto de Salvador, a reforma do terminal de passageiros tem apenas 6,7% dos trabalhos prontos, enquanto que a torre de controle chegou a 54% das obras executadas.
Outras três obras são realizadas com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2, que são: a ampliação dos pátios de manobra 1, 2, 3, iniciada em abril de 2011; a construção da nova torre de controle, que começou em junho 2012; e a reforma do terminal de passageiros, que é feita desde janeiro de 2013.
Conforme informa a Infraero, já estão concluídos 63% das obras de ampliação dos pátios de manobras dos aviões. A Infraero afirma que as obras estão dentro do cronograma, com base no projeto. Até dezembro deste ano serão finalizadas.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual