As 10 principais rotas entre dois municípios da aviação brasileira deslocam mais de 17,2 milhões de passageiros por ano no Brasil. Apenas estas 10 rotas carregam quase 10% do total de 199 milhões de viajantes aéreos do país. A informação é do estudo O Brasil que Voa, do Secretaria de Aviação Civil.
Líder disparado é a ponte aérea entre as capitais Rio-São Paulo, que teve nada menos que 4,24 milhões de viajantes, cerca de 63% de todos os passageiros entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, em 2014. Pela metodologia da secretaria, o número é a somatória de viagens, não importando qual dos municípios é o destino.
Com pouco mais que a metade dos passgeiros da ponte aérea mais famosa do país, a viagem entre São Paulo e Brasília é o segundo principal deslocamento entre municípios, com 2,14 milhões de viajantes. Bem abaixo, São Paulo-Salvador conta com 1,65 milhão de passageiros ao ano.
A cidade de São Paulo, inclusive por ter grandes números absolutos de habitantes, aparece em oito das 10 principais rotas entre municípios. O estado de São Paulo, por sua vez, recebe 25% de todos os viajantes aéreos do país "” um em cada quatro passam pela UF…