BRASIL EM PORTUGUES

Avanços na tecnologia digital oferecem vantagens de redução de custos aos aeroportos

Um novo relatório da Arthur D. Little, Airport Digital Transformation (“A transformação digital dos aeroportos”), analisa o potencial a longo prazo das tecnologias digitais para os aeroportos e destaca a necessidade de colocar a transformação digital como uma prioridade estratégica.

O aumento do tráfego aéreo em escala global, das restrições quanto à infraestrutura e as maiores expectativas dos viajantes têm gerado um novo desafio para os aeroportos: como fazer o melhor uso das instalações atuais e gerar valor para todas as partes interessadas. Neste verão, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) alertou que é cada vez maior o número de aeroportos que não têm capacidade de gerenciar todos os voos que as companhias aéreas desejam oferecer. Além disso, considerando que se espera que o número global de passageiros duplique nos próximos 20 anos, os aeroportos estão enfrentando uma pressão crescente para se adaptarem a um novo ambiente[1].

Diante deste cenário, a Amadeus solicitou à Arthur D. Little que avaliasse o potencial das tecnologias digitais no ambiente aeroportuário.

O estudo destaca não só como as novas tecnologias ajudarão os aeroportos a melhorar sua eficiência e reduzir os custos, mas também como a adoção do conceito de transformação digital permitirá responder às cada vez maiores expectativas dos viajantes, companhias aéreas e partes interessadas.

O relatório também identifica uma série de barreiras ao investimento digital, como a falta de clareza estratégica para a transformação digital, a falta de colaboração entre aeroportos e companhias aéreas, e os problemas que podem surgir por pessoas que não estão familiarizadas com o uso de ferramentas digitais em ambientes aeroportuários.

O relatório define três grupos de tecnologias em que os aeroportos provavelmente irão se centrar:

• Tecnologias facilitadoras essenciais, como big data e tecnologia na nuvem.
• Integração e automatização de processos, como a Internet das Coisas, tecnologias mobile e sistemas de energia inteligentes.
• Tecnologias emergentes, como modelagem virtual e blockchain.

John Jarrell, Head of Airport IT Amadeus, disse: “Diante das maiores expectativas de viajantes, companhias aéreas e acionistas, os aeroportos precisam otimizar sua infraestrutura existente, melhorar a eficiência e garantir que sua proposta agregue valor para todas as partes interessadas. Este relatório mostra que a tecnologia digital está permitindo atingir esses objetivos. O caminho para a transformação digital dos aeroportos pode ter obstáculos, mas todos os aeroportos que participaram neste estudo já tinham começado sua evolução digital – em maior ou menor medida – e reconhecem que os esforços para a transformação digital podem dar suporte para mudanças significativas”…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual