BRASIL EM PORTUGUES

Aviação: Demanda doméstica cresce 8,2% em abril

Azul, Avianca, GOL e TAM, integrantes e fundadoras da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), registraram em abril um crescimento de 8,2% na demanda por transporte aéreo doméstico na comparação com o mesmo mês de 2013. O indicador consolidado, medido em RPKs (passageiros-quilí´metros transportados), somou 7,2 bilhões no mês.

A oferta, que permanece disciplinada na busca pelo aumento das taxas de ocupação das aeronaves "“ e por consequência da rentabilidade "“, teve retração de 1,6% sobre igual base, fechando em 9,1 bilhões de ASKs (assentos-quilí´metros oferecidos). A estratégia segue surtindo efeito e o fator de aproveitamento teve nova alta, de 7,2 pontos percentuais, situando-se em 79,5%, virtualmente dentro da média de 2014, de 79,6%. Os passageiros embarcados no mês somaram 6,4 milhões (crescimento de 2,2% em relação ao contingente de abril/13).

Na sazonalidade típica do setor, abril é marcado por um nível de baixa na atividade do transporte aéreo. Os resultados recentes estão em linha com esse comportamento: a retração da demanda de 0,8% em relação a março/14 é muito próxima da retração de 0,7% de abril/13 ante março/13. Mas, assim como já constatado nos três primeiros meses de 2014, o mercado tem se mostrado especialmente aquecido na temporada: no mesmo mês de 2013, o crescimento registrado sobre 2012 havia sido de 2,2% para a demanda (para uma ampliação mais contida de 1,2% da oferta, que já se encontrava sob controle atento em razão do aumento dos custos operacionais). O load factor havia avançado 0,7 pontos percentuais, ficando em 72,3%. Nesse ano a evolução do indicador foi 10 vezes maior, portanto.

O acompanhamento dos totais móveis (séries consolidadas de resultados de 12 meses registradas mês a mês) do quadrimestre aponta, nesse momento, para uma taxa anualizada de crescimento de 8,6% para a demanda e de 0,9% para a oferta.

Os resultados recentes reafirmam a avaliação manifestada anteriormente pela ABEAR de um adiantamento dos compromissos por parte do público corporativo, tais como feiras, congressos, convenções e reuniões de negócios. "Esses consumidores representam cerca de 3/4 dos passageiros no dia a dia da atividade. Acreditamos que haverá uma forte retração desse público durante a Copa do Mundo. E que eles serão substituídos parcialmente pelos torcedores e profissionais que estarão envolvidos com o evento", recorda Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR. "Para a normalidade das operações, nossa atenção maior é só com um mau tempo prolongado, que traria transtornos. Por isso, quem ainda não adquiriu passagens deve considerar viajar com antecedência em relação ao horário da partida como precaução. A prudência vale também para a saída antecipada de casa para o aeroporto para evitar problemas com o trânsito nas rua", recomenda Sanovicz.

Em abril o mercado doméstico teve a TAM como líder de participação (38,8%), seguida por GOL (36,4%), Azul (16,9%) e Avianca (7,9%).

Internacional "“ GOL (com 14,4% de share) e TAM (85,6% de participação) são as únicas companhias nacionais operando voos para o exterior no momento. Ambas tiveram indicadores positivos individualmente. Nos números consolidados, a demanda cresceu 5,7%, a oferta ficou controlada com…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual