BRASIL EM PORTUGUES

Aviação no Brasil aumenta em 4,8% a oferta no semestre, diz Iata

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) revelou os resultados do tráfego global de passageiros em junho, apontando uma alta de 7,8% na demanda, medida em RPK, em relação a junho de 2017. O aumento é maior do que os observados em maio e abril na mesma comparação ano a ano, quando a alta registrada foi de aproximadamente 6%.

Já a capacidade de junho (ASK) subiu 6,5%, enquanto a taxa de ocupação aumentou um ponto percentual, fechando o mês em 82,8%. Com a conclusão de junho, o primeiro semestre contou no total com um forte crescimento de 7% no RPK na comparação ano a ano, mas abaixo da alta de 8,3% registrada no mesmo semestre de 2017.

“O primeiro semestre de 2018 concluiu com outro mês de crescimento da demanda acima da tendência, o que é um bom indicador para a alta temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte», comentou o CEO da Iata, Alexandre de Juniac, que, porém, alertou: «A perspectiva iminente de uma guerra comercial global está lançando uma longa sombra. Além disso, o aumento dos insumos de custo – os preços do combustível subiram aproximadamente 60% no ano passado – estão reduzindo o estímulo das tarifas mais baixas”, alertou

BRASIL: ALTA NA DEMANDA, QUEDA NA OCUPAÇÃO
No Brasil, vale um destaque para o crescimento no segmento doméstico. A demanda cresceu 5,3% em junho na comparação ano a ano, alta maior do que a observada em maio, de 3,8% – lembrando que, naquele mês, houve a greve geral dos caminhoneiros que forçou o cancelamento de diversos voos.

A alta da capacidade em ASK foi maior no mês, de 8%. Isso resultou em uma queda de dois pontos percentuais na ocupação, saindo da casa dos 80% para estacionar nos 78,2%. O mercado nacional aéreo correspondeu, em junho, a 1,2% do share global de voos domésticos

No semestre, o País empata no crescimento de demanda e capacidade: alta de 4,8% contra o mesmo período de 2017. Com isso, a taxa de ocupação ficou nos 80,3%.

DEMANDA INTERNACIONAL CRESCE
A demanda internacional de passageiros em junho subiu 7,7% em relação a junho de 2017, mais do que a alta da capacidade, que foi de 5,9%, e resultando em um aumento de 1,4 pontos percentuais na taxa de ocupação – foi de 81,9%.

Todas as regiões registraram crescimento, mas lideram na alta do RPK as companhias aéreas do Oriente Médio (+11%) e da África (+10,9%). As altas de ASK foram de 8% e 5,5%, respectivamente – ambas menores do que o crescimento de demanda.

As companhias aéreas latino-americanas experimentaram um aumento de 5,6% no tráfego em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado, porcentagem menor que a de 7,9% em maio. A capacidade aumentou 6,5% e a taxa de ocupação caiu 0,7 ponto percentual, para 81,4%…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual