AEROLÍNEAS

Avião Solidário da LATAM e ACNUR começam a transportar mais de 6 toneladas de doações para refugiados em sete estados do Brasil

O Avião Solidário, programa do grupo LATAM que coloca toda a sua conectividade e estrutura à serviço da sociedade, deu início, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), ao transporte internacional e doméstico gratuito de mais de 6 toneladas de doações destinadas para pessoas que tiveram que deixar suas casas em busca de segurança e proteção. São 48 casas modulares vindas do escritório regional do ACNUR no Panamá com destino a Brasília e Boa Vista, além de itens como roupas, fraldas, bolsas escolares e materiais de higiene pessoal, que serão entregues a 17 instituições parceiras da Agência em cinco estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Este transporte só é possível graças ao acordo realizado entre a companhia aérea e a agência da ONU em abril de 2022. O acordo considera o transporte gratuito de carga e a contribuição em passagens aéreas para destinos da malha aérea da LATAM. A iniciativa faz parte do programa Avião Solidário do grupo que, por meio de alianças, busca gerar valor na sociedade com o transporte gratuito para atender diversos tipos de necessidades da região onde atua.

“A Sustentabilidade está no centro das decisões da LATAM e, por isso, sabemos da nossa responsabilidade em contribuir de forma positiva para a sociedade. Ter a possibilidade de colaborar com o ACNUR, compartilhando nosso valor por meio do Avião Solidário, é realmente muito gratificante e destaca o importante papel que as instituições empresariais têm com o desenvolvimento social e humano” destaca Silmara Santos, coordenadora de Sustentabilidade da LATAM Brasil.

“A parceria entre ACNUR e LATAM reforça a necessidade de prover meios de deslocamento seguros para atender as demandas emergenciais e de integração local de pessoas refugiadas que tiveram que abandonar seus lares em razão de perseguições, violência e violação dos direitos humanos. Por meio das doações e da concessão de passagens, estamos provendo dignidade como medida de acolhimento desta população no Brasil”, afirma Paulo Sérgio Almeida, Oficial de Meios de Vida do ACNUR Brasil.

Outros transportes do Avião Solidário

Na véspera de Natal (24/12), o Avião Solidário da LATAM transportou de forma gratuita entre Manaus (AM) e Marabá (PA) um filhote macho e um adulto fêmea de sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie ameaçada de extinção. Os saguis, batizados de Amendoim e Rebeca, foram encaminhados do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama no Amazonas (CETAS/IBAMA/AM) para o BioParque Vale Amazônia, localizado na Serra dos Carajás, município de Parauapebas (PA), programa de reprodução de espécies amazônicas ameaçadas de extinção coordenado pela Associação de Aquários e Zoológicos do Brasil (AZAB).

Neste tipo de ação, os animais são transportados com todo cuidado, com parte do porão de cargas da aeronave reservado exclusivamente para esta operação, em que uma posição é destinada para o seu acondicionamento, sempre visando a sua segurança e redução dos tempos de exposição, minimizando o estresse. Vale destacar que, somente em 2022, o programa transportou mais de 150 animais silvestres no Brasil.

Avião Solidário da LATAM beneficia quase 1,5 milhão de pessoas no Brasil em 2022

Em 2022, o Avião Solidário da LATAM concedeu mais de 700 passagens no Brasil,beneficiando 1,4 milhão de pessoas, e foi responsável pelo transporte gratuito de mais de 150 toneladas de cargas e de 150 animais de 17 espécies diferentes. Neste ano, o programa também alcançou a marca de 20 ONGs parceiras no Brasil, incluindo importantes aliados como Amigos do Bem, Gastromotiva, Gerando Falcões, Make a Wish, Ampara Animal. Desde o início da pandemia de Covid-19, o programa já foi responsável pelo transporte gratuito de mais de 282 milhões de vacinas para todos os estados do Brasil, o que corresponde a mais de 70% de todas as vacinas contra a doença distribuídas pela aviação no País.

Compartir noticia:
Fuente: LATAM
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual