BRASIL EM PORTUGUES

Boeing disponível para vender aviões e dar ajuda técnica ao Irão após fim das sanções

O fabricante aeronáutico norte-americano Boeing disponibilizou formalmente ao Irão a venda dos seus novos modelos e ajuda técnica e material à sua frota aérea, confirmaram hoje responsáveis da Associação Iraniana de Companhias de Aviação (IASIA, em inglês).

Este foi o resultado de dois dias de «intensas negociações» no Irão entre representantes da empresa e as autoridades da companhia nacional aérea iraniana HOMA, naquele que foi o primeiro contacto oficial direto entre empresas dos Estados Unidos e do Irão após o fim das sanções ao país asiático.

O secretário da IASIA, Maqsud Asadi, disse à imprensa local que ambas as partes abordaram o fornecimento de «apoio logístico para os aviões que operam no Irão», particularmente o abastecimento de «componentes, publicações e outros serviços, assim como temas relacionados com a segurança aérea».

Durante a reunião, a Boeing propôs, além disso, vender ao Irão aparelhos de três dos seus mais modernos modelos, oferta que, segundo Asadi, «vai ser estudada em função dos interesses» do país.

«Os representantes da Boeing deram garantias ao Irão de que oferecerão serviços e apoio às companhias iranianas com acordos oficiais que serão uma realidade. Dar apoio técnico e facultar outros serviços será fundamental para garantir qualquer acordo com a Boeing para comprar novos modelos», afirmou…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual